Repositório Digital

A- A A+

Experiência gastronômica de consumo : um estudo sobre a experiência de consumo dos clientes do restaurante Sharin

.

Experiência gastronômica de consumo : um estudo sobre a experiência de consumo dos clientes do restaurante Sharin

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experiência gastronômica de consumo : um estudo sobre a experiência de consumo dos clientes do restaurante Sharin
Autor Mallmann, Ana Pereira
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Consumo
Restaurantes
Resumo A experiência de consumo é uma abordagem do marketing que trata o consumidor como alguém que não é totalmente racional e admite que algumas atitudes de compra são geradas por questões emotivas e não racionais. É uma perspectiva voltada para que o consumidor obtenha satisfação não somente após o consumo, mas durante todos os pontos de contato entre empresa e cliente durante a obtenção do produto ou serviço. A vertente experiencial explora as características dos bens ou serviços que extrapolam o tangível e o racional, por isso valorizam o simbólico, o fantasioso, os sentimento e emoções associadas. O consumo de alimentos em restaurantes inicialmente podem ser avaliados como utilitaristas, porém jantar em um restaurante apresenta muitos significados simbólicos, emocionais, subjetivos, imaginários e fantasiosos. Por meio da aplicação do método da Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) buscou-se identificar junto aos clientes do restaurante Sharin, quais são esses elementos que compõem a experiência gastronômica de consumo, e avaliar se esses elementos são encontrados quando o restaurante em questão é o Sharin. Os resultados mostram que a janta em restaurantes está associada, principalmente, a sair da rotina, à reunião de amigos, à diversão, à celebração, à felicidade e ao bem-estar, mostrando também que, em certos casos, a comida é apenas um pretexto para reunir pessoas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33339
Arquivos Descrição Formato
000786595.pdf (14.80Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.