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A utilização das mídias sociais : Facebook e Twitter como ferramenta de marketing no setor de telecomunicações

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A utilização das mídias sociais : Facebook e Twitter como ferramenta de marketing no setor de telecomunicações

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Título A utilização das mídias sociais : Facebook e Twitter como ferramenta de marketing no setor de telecomunicações
Autor Mattos, Gabriela Zambonato Wagner de
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Marketing.
Assunto Ferramenta estratégica
Marketing
Redes sociais
Telefonia móvel
Resumo O presente trabalho procura entender a importância de ações de marketing através da utilização das mídias sociais no setor de pessoa física de Telefonia Móvel. Para isso, a metodologia envolve uma parte teórica, na qual foram explorados temas, como as mídias sociais, a revolução desse tema no Brasil e a caracterização das duas redes sociais estudadas: Twitter e Facebook. Na etapa empírica, de caráter qualitativo, foram aplicadas entrevistas em profundidade com seis experts em mídias sociais do mercado, a fim de verificar opiniões a respeito das ações de marketing que as empresas, independente de seu setor, realizam nas mídias sociais e sua relevância atual e, na sequência, foram realizadas observações e coletas de dados a respeito da presença e ações de marketing das empresas de Telefonia Móvel através dos perfis oficiais dos quatro principais players do mercado no Facebook e Twitter em um período elencado de uma semana. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria exposta no capítulo de Revisão da Literatura e demonstraram que a Vivo possui presença nas mídias sociais, mas tem muitos pontos a melhorar. A organização ainda peca em realizar ações de marketing que demonstrem mais interatividade entre os usuários e a própria empresa nas redes sociais estudadas. Sendo assim, a operadora líder no mercado deve melhorar e investir mais em suas ações táticas de marketing nas mídias sociais, assim como as demais concorrentes, pois todas ainda representam estar no início da aplicação de ações e da exploração através das mídias sociais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33345
Arquivos Descrição Formato
000787006.pdf (1.760Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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