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Tensão ética entre racionalidades : uma abordagem a partir da experiência da economia de comunhão

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Tensão ética entre racionalidades : uma abordagem a partir da experiência da economia de comunhão

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Título Tensão ética entre racionalidades : uma abordagem a partir da experiência da economia de comunhão
Autor Barros, Silvia Marti
Orientador Lovison, Aida Maria
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Economia de comunhão
Ética
Organização
Racionalidade
Resumo O presente trabalho teve como principal objetivo compreender de que modo os membros (administradores e administrados) de uma empresa vinculada ao projeto Economia de Comunhão (EdC) enfrentam a ordinária tensão ética oriunda de modos distintos de racionalidade (instrumental e substancial) enquanto realizam as suas atividades de trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, realizada com ênfase no estudo de caso, e a etapa de coleta de dados efetivada com recurso a entrevistas semi-estruturadas (realizadas com representantes de todos os níveis hierárquicos da Metalsul - uma indústria do setor-metalmecânico situada em Joinville, Santa Catarina), à observação participante e à análise documental. Para a interpretação dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo, centrada nas categorias presentes no quadro teórico referencial. Os resultados da pesquisa dão conta de que, ao adotar a EdC como modelo de referência para o agir pessoal e para o agir econômico, a empresa rompe com a primazia da lógica instrumental, permitindo aos membros da organização conduzirse como um sujeito ético, e à empresa ser reconhecida, no mercado, como uma empresa ética. Consequentemente, admite-se, nas circunstâncias descritas e segundo a visão dos sujeitos entrevistados, que uma ação racional orientada por valores (neste caso, aqueles vinculados à proposta da EdC na liberdade), torna possível conciliar, de forma inédita, com inteligência lúcida, todavia sob tensão, os aspectos de competitividade, eficiência e lucratividade com os objetivos de respeito à pessoa, ou seja, de promoção humana em nível individual e coletivo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33355
Arquivos Descrição Formato
000787733.pdf (626.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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