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Lealdade de marca obtida por meio de campanhas de mobilização social : um estudo de caso da campanha Crack nem Pensar do Grupo RBS

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Lealdade de marca obtida por meio de campanhas de mobilização social : um estudo de caso da campanha Crack nem Pensar do Grupo RBS

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Título Lealdade de marca obtida por meio de campanhas de mobilização social : um estudo de caso da campanha Crack nem Pensar do Grupo RBS
Autor Avila, Clarissa Azambuja Lima de
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Lealdade do consumidor
Marketing social
Responsabilidade social
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido para verificar se a campanha “Crack nem Pensar”, idealizada pelo Grupo RBS, agrega lealdade à marca da empresa. Para tanto, buscou-se identificar os indicadores gerenciais de satisfação de clientes do Grupo RBS em relação à campanha “Crack nem Pensar”. Fez-se necessária a verificação do grau de satisfação e do valor percebido pelos consumidores em relação à campanha. Além disso, buscou-se verificar o nível de confiança dos consumidores em relação à campanha “Crack nem Pensar”. Para atingir os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas: a primeira exploratória de natureza qualitativa, e a segunda de natureza quantitativa, realizada através de instrumento de coleta. A análise dos resultados permitiu identificar que os indivíduos entrevistados percebem a campanha “Crack nem Pensar” como um diferencial, uma vantagem competitiva da empresa, mas que não influencia diretamente na preferência do consumidor pelo Grupo RBS em relação à concorrência. Concluiu-se que a campanha de mobilização social “Crack nem Pensar” agrega valor à marca da empresa, mas não é a principal responsável pelo seu bom desempenho no mercado e pela lealdade de seus consumidores à marca, a qualidade nas informações prestadas e os produtos e serviços da empresa são mais valorizados pelos respondentes da pesquisa. Por fim, o trabalho apresenta algumas sugestões para conferir maior efetividade às ações de marketing social da empresa buscando fortalecer a lealdade de seus consumidores através de seus antecedentes: satisfação, confiança e valor.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33357
Arquivos Descrição Formato
000787775.pdf (415.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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