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Sustentabilidade como atributo de produto

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Sustentabilidade como atributo de produto

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Título Sustentabilidade como atributo de produto
Autor Anjos, Rafaela Tubiana dos
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Cosméticos
Decisão de compra
Sustentabilidade
[en] Buying decision process
[en] Conscious consuming
[en] Green cosmetics
[en] Product attributes
[en] Sustainability
Resumo A sustentabilidade é uma tendência em alta no mercado, alguns consumidores estão atentos as questões ecológicas e dispostos a adquirir produtos de organizações que tenham compromisso com o meio ambiente. A indústria de cosméticos ganha destaque quando o assunto é a questão ambiental, pois, é cada vez mais evidente que os compostos químicos encontrados na formulação dos cosméticos convencionais podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a nossa própria saúde. Este estudo tem por objetivo determinar a importância da sustentabilidade como um dos atributos considerados pelos consumidores de cosméticos no processo de compra. Para tanto foi escolhido o sabonete corporal, por ser um produto que é utilizado pela grande maioria dos indivíduos e que pode conter ingredientes nocivos ao meio ambiente e danosos a saúde. Os procedimentos metodológicos iniciaram com a definição do produto a ser analisado, a seguir, foi realizada uma pesquisa qualitativa, feita com 15 consumidores do produto, a fim de listar os atributos determinantes na compra de sabonetes. Definiu-se como relevante para a pesquisa, analisar cinco atributos presentes no processo de compra do produto selecionado: preço, fragrância, tipo (barra ou líquido), embalagem e composição. Na seqüência, para testar a hipótese de pesquisa, foi implementada uma análise conjunta (Conjoint Analysis) com a participação de 100 estudantes da graduação em Administração de Empresas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados revelaram que os atributos embalagem reciclável e composição 100% vegetal, que podem expressar a sustentabilidade do produto, ficaram em segundo e em terceiro lugar na ordem de importância relativa de decisão de compra dos respondentes. Como o estudo em tela tem uma natureza marcadamente exploratória, os resultados já são indícios do papel da sustentabilidade na decisão de compra e também podem ser utilizados como referência para outros trabalhos que lidarem com atributos de sustentabilidade.
Abstract Sustainability is a growing trend in the market, some consumers are aware of environmental issues and are willing to acquire products from organizations whose have demonstrated commitment to the environment. The cosmetics industry takes prominence when the issue is the environmental question, since it is increasingly clear that chemicals found in the traditional formulation of cosmetics can be detrimental, not only to the environment but also to the health. This research aims to determine the importance of sustainability as one of the attributes considered by consumers of cosmetics in the purchasing process. To this end, the body soap was chosen, because it is a product that is used by most individuals and can contain ingredients detrimental to the environment and harmful to health. The methodological procedures started with the definition of the product to be analyzed. Then, a qualitative research was conducted, made with 15 consumers of the product, in order to list the determinant attributes in the purchase of soaps. Later, was defined as significant for the study, analyze five attributes present in the process of purchasing the selected product: fragrance, price, type (bar or liquid), package and composition. Subsequently, the test of hypothesis research, a conjoint analysis was implemented with the participation of 100 undergraduate students of Business Management, from The Federal University of Rio Grande do Sul. The result showed that the attributes recyclable packaging and composition 100% vegetable, which can express the sustainability of the product, were ranked second and third places in order of importance on buying decision of the respondents. As this study has an exploratory nature, the results are already clues of the role of sustainability in the purchase decision and can also be used as reference for other works that deal with attributes of sustainability.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33363
Arquivos Descrição Formato
000787711.pdf (844.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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