Repositório Digital

A- A A+

Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório

.

Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
Autor Koller, Luiz Antonio Monza
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Canoas (RS)
Estratégia de marketing
Inteligência empresarial
Marketing
Orientação : mercado
Performance
Resumo A necessidade de adoção de ações de marketing como integrantes das estratégias maiores das empresas encontra grande respaldo na literatura de administração. Estudos recentes demonstram que a prática de ações de marketing e, em particular, a opção estratégica da orientação para o mercado, está associada a performances empresariais superiores, satisfação e comprometimento dos funcionários. No Brasil, é crescente o número de estudos acadêmicos que exploram o tema da orientação para o mercado, contribuindo para a verificação de sua aplicabilidade em países outros que os Estados Unidos, sua origem. Esses trabalhos têm contribuído para ampliar a impleme ntação dos conceitos de marketing nas organizações brasileiras. Esta pesquisa aborda a verificação da existência de elementos que apontem uma orientação para o mercado na Refinaria de Petróleo REFAP S.A., que tem a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras – como sua principal acionista. Para a sua execução foi utilizada metodologia do tipo exploratória e qualitativa, adotando-se um roteiro de entrevistas baseado no questionário elaborado pelos autores americanos Kohli, Jaworski e Kumar, a escala MARKOR. Através dessa escala, foram feitas entrevistas com representantes dos principais níveis gerenciais da refinaria, para investigar a existência de elementos ligados à Geração e Disseminação da Inteligência de Mercado, bem como as respostas da refinaria à inteligência gerada. Foram realizadas 21 entrevistas, envolvendo o Diretor-Presidente da empresa, todos os diretores, diversos gerentes e um coordenador de turno, entre os meses de janeiro e março de 2002. As respostas obtidas revelam a existência de elementos que apontam para uma orientação para o mercado, sem contudo ter sido observada uma opção estratégica específica da empresa dentro dessa área do marketing.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3339
Arquivos Descrição Formato
000336654.pdf (216.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.