Repositório Digital

A- A A+

Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.

.

Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
Autor Camboim, Cristiana Reinaldo
Orientador Prytoluk, Andre Luis
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Jingle
Publicidade
Resumo O presente trabalho tem por objetivo abordar o jingle como formato de Comunicação publicitária, expondo suas raízes na música e na publicidade de forma a possibilitar a compreensão de seus mecanismos de funcionamento. A observação da aplicação prática de conceitos acerca da retórica na publicidade, dos recursos linguísticos mais utilizados pela propaganda, bem como da seleção do gênero musical e da conformação do contorno melódico, entre outros conceitos estéticos de canção expostos no referencial teórico, foi obtida através da análise do objeto selecionado. O jingle escolhido para o processo de análise é “Rola rola”, criado pela produtora de áudio B Sound Thinking para o cliente Zero Hora através da agência Escala de Porto Alegre, cuja seleção se embasa nas premiações recebidas tanto pela agência quanto pela produtora responsáveis quanto pelo prêmio recebido pela próprio objeto junto à Associação Rio-Grandense de Propaganda – ARP – no 36º Salão da Propaganda ARP (2010). De maneira a fornecer base teórica para a realização da análise, foi realizado levantamento bibliográfico de estudos sobre música, publicidade e jingle. Exploramos, na área da música, suas origens, sua conceituação e sua influência sobre a fixação na memória e sobre as emoções. Tal enfoque proporcionou um ajuste do olhar, o qual tornou possível, em conjunto com as explanações a respeito da propaganda – em que consiste, como age e de que forma ocorre o fluxo de trabalho entre agências e produtoras – atingir um nível de compreensão mais profundo sobre o jingle e suas formas de ação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33537
Arquivos Descrição Formato
000789967.pdf (838.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.