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O tripé do marketing esportivo como diferencial competitivo dos clubes do Rio Grande do Sul

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O tripé do marketing esportivo como diferencial competitivo dos clubes do Rio Grande do Sul

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Título O tripé do marketing esportivo como diferencial competitivo dos clubes do Rio Grande do Sul
Autor Laux, Karen Michelle
Orientador Kowarick, Adriana Coelho Borges
Co-orientador Moritz, Adriano Budo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Estratégia de marketing
Marketing esportivo
[en] Marketing strategies
[en] Soccer clubs management
[en] Sports marketing
[en] Strategic planning
Resumo O presente trabalho refere-se à representatividade das rendas oriundas dos estádios, direitos de transmissão de televisão e marketing na receita total dos dois principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional. Através de pesquisa exploratória e bibliográfica e de entrevistas em profundidade com profissionais de marketing esportivo, procuramos saber se a estratégia de equilibrar essas três fontes de receita dentro dos clubes de futebol está sendo praticada e qual a importância que a área de marketing está tendo nos clubes atualmente. Num primeiro momento, conceituamos o marketing esportivo no Brasil e no mundo e apresentamos historicamente os clubes que farão parte da pesquisa. A seguir, explicamos em detalhes o que é esse equilíbrio de receitas e descrevemos como é importante os clubes de futebol adotarem uma estratégia de ação, pensar num planejamento de longo prazo e manter a inovação como diferencial em suas práticas de marketing. Por fim, saberemos que Grêmio FBPA e SC Internacional ainda não tem uma equação proporcional de renda nas três variáveis citadas, mas que as perspectivas para aumento de receitas, vindas principalmente da área de marketing, são boas para ambos os clubes para os próximos anos.
Abstract This study deals with the representativeness of revenues from the stadiums, broadcasting rights for television and marketing in total revenue of the two main soccer clubs of Rio Grande do Sul: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense and Sport Club Internacional. Through the exploratory research and literature and interviews with sports marketing professionals, we intend to know if the strategy to balance these three sources of revenue within the soccer clubs has been practiced and how important is the marketing area on this clubs today. In a first moment, we conceptualize the sports marketing in Brazil and around the world and historically present clubs that will be part of the research. The following part, explains in details what is this balance of revenue and describes how important it is to the soccer clubs to adopt a strategy of action, think of a long-term planning and maintain innovation as a competitive edge in their marketing practices. Finally, we will know that SC Internacional and Gremio FBPA still have not a proportional equation of income in the three variables mentioned, although the prospects for increased revenues, coming mainly from the marketing area, are good for both clubs for the next years.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33542
Arquivos Descrição Formato
000789998.pdf (2.511Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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