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O cliente não é meu, é nosso : como o estudo das relações públicas pode contribuir para o papel de atendimento nas agencias de propaganda

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O cliente não é meu, é nosso : como o estudo das relações públicas pode contribuir para o papel de atendimento nas agencias de propaganda

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Título O cliente não é meu, é nosso : como o estudo das relações públicas pode contribuir para o papel de atendimento nas agencias de propaganda
Autor Silva, Rachell Fontoura Abdala da
Orientador Alves, Denise Avancini
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Agência de publicidade
Atendimento ao cliente
Relações públicas
[en] Account manager
[en] Advertising
[en] Public relations
[en] Relationship
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso pretende identificar de que forma o estudo das relações públicas pode contribuir para o papel do Atendimento em uma agência de publicidade e propaganda. Para isso, primeiramente, procurou-se fazer um levantamento bibliográfico dos principais autores das duas áreas em questão a fim de identificar conceitos, funções e semelhanças entre elas. Na sequência, utilizou-se da técnica da entrevista para verificar se as semelhanças encontradas na revisão teórica podem ser aplicadas na prática profissional do Atendimento dentro do contexto das agências de publicidade de Porto Alegre. Os resultados alcançados mostraram que as técnicas de relações públicas contribuem principalmente no que se refere à responsabilidade do departamento de Atendimento pelo relacionamento entre agência e cliente, e ainda permitiram perceber como a relação existente entre as duas áreas é vista pelo mercado publicitário e seus profissionais.
Abstract This academic work intends to identify how the study of public relations can contribute to the role of the Account Manager in an advertising agency. In order to do this, first, a bibliographical research of both areas main authors was made to identify concepts, functions, and similarities between them. Then, it was applied the technique of interview to verify if the similarities found in the literature review could be used in the professional practice of the Account Manager within the context of advertising agencies in Porto Alegre. The results showed that the public relations techniques contribute especially regarding to the Account Management Department responsibility for the relationship among the agency and its clients, and also they allow to understand how the relationship between the two areas is seen by the advertising market and its professionals.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33554
Arquivos Descrição Formato
000785768.pdf (792.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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