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O papel da chamada na publicidade impressa : uma análise dos anúncios veiculados na revista Piauí

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O papel da chamada na publicidade impressa : uma análise dos anúncios veiculados na revista Piauí

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Título O papel da chamada na publicidade impressa : uma análise dos anúncios veiculados na revista Piauí
Autor Correa, Augusto Tosi
Orientador Rodrigues, André Iribure
Co-orientador Schmitz, Daniela Maria
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Piauí (Revista)
Publicidade
[en] Advertising
[en] Communications
[en] Copywriting
Resumo Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar como se caracterizam as chamadas publicitárias dos anúncios de página inteira e dupla veiculados na revista piauí. O referencial teórico deste trabalho busca definir e contextualizar o anúncio publicitário impresso, abordando as influências históricas e da criatividade, bem como a importância do texto, da chamada e da imagem em sua criação. O corpus é constituído por anúncios de quatro edições da revista piauí ao longo de quatro anos. Para atingir o objetivo proposto, são analisados os dados utilizando-se de três eixos (dados gerais, estrutura e conteúdo), valendo-se da técnica de análise de conteúdo. O trabalho apresenta características marcantes das chamadas e do texto publicitário em geral, como, por exemplo, a sua atual importância e presença em parte significativa dos anúncios veiculados na revista piauí.
Abstract This study aims to identify and analyze how the headlines of the full and double page advertisements ran in piauí magazine are characterized. The theoretical framework for this research seeks to define and contextualize printed advertising, addressing how it is influenced by its history and creativity, as well as the importance of the copywriting, image and headline in its creation. The corpus consists of advertisings of four editions of the magazine over four years. To achieve the proposed objective, the data is analyzed using three axis (general data, structure and content) and the content analysis technique. The paper presents the main characteristics of the headlines and advertising copy in general, such as, for example, its current importance and presence in the vast majority of the ads running in piauí magazine.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33556
Arquivos Descrição Formato
000789964.pdf (1.373Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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