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Relações entre narrativa oral e ficcionalidade no filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho

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Relações entre narrativa oral e ficcionalidade no filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho

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Título Relações entre narrativa oral e ficcionalidade no filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
Autor Bavaresco, Dalva
Orientador Rossini, Miriam de Souza
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jogo de Cena (Filme documentário)
Narrativa oral
[en] Documentary
[en] Fiction
[en] Interview
[en] Narrative
[en] Orality
[en] Representation
Resumo Este trabalho busca analisar o filme Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho, focando no estudo da narrativa oral, que é o componente central de seus documentários. No filme em questão, o diretor mistura depoimentos de personagens reais a versões encenadas por atrizes, problematizando as fronteiras entre ficção e documentário. Para melhor compreender as especificidades dessa narrativa, é feito um esboço das principais características da obra do documentarista, em especial no que diz respeito às suas técnicas de entrevista, métodos de produção e concepção do gênero documental. Como desdobramentos, destaque para a análise da estética minimalista de suas obras e para as semelhanças entre seus procedimentos de trabalho e os do campo da história oral. Além disso, é ressaltado o caráter de representação inerente a toda construção narrativa, aqui investigada em sua interface com a ficção e a subjetividade. Entre os principais autores que dão suporte a este estudo estão Consuelo Lins, Sílvio Da-Rin, Jean-Claude Bernardet, Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer.
Abstract This research aims to analyse the film Jogo de Cena (2007), by Eduardo Coutinho, focusing on the study of oral narrative, which is the central component of his documentaries. In this movie, the director mixes testimonials by real characters with versions staged by actresses, blurring the borders between fiction and documentary. To better understand the complexities of his narrative, the paper outlines the fundamental characteristics of Coutinho’s work, particularly exploring his interview techniques, production methods and conception of the documental genre. This highlights aspects such as the minimalist aesthetics of his films and the similarities between his work procedures and those used in the field of oral history. It also emphasises the character of representation inherent to every narrative construction, investigated in its interface with fiction and subjectivity. The authors that support this research include but are not limited to Consuelo Lins, Sílvio Da-Rin, Jean-Claude Bernardet, Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33560
Arquivos Descrição Formato
000789819.pdf (1.022Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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