Repositório Digital

A- A A+

Totalidade e fragmento : as imagens técnicas e a construção do olhar na condição pós-moderna

.

Totalidade e fragmento : as imagens técnicas e a construção do olhar na condição pós-moderna

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Totalidade e fragmento : as imagens técnicas e a construção do olhar na condição pós-moderna
Autor Santos, Gabriel Róger Jacobsen
Orientador Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Imagem fotográfica
Pós-modernidade
Resumo O presente trabalho se propõe a investigar a atuação das imagens técnicas no jogo entre totalidade e fragmento, uma vez que estas imagens surgem no seio da Modernidade, introduzindo o fragmento nas sociedades totais, em íntima relação com seus ideais de controle, e se transformam, já sob a Condição Pós-Moderna, quando toda a sociedade experimenta a fragmentação, em imagens hegemônicas, em torno do que orbitam todas as novas relações sociais. As investigações começam no período antropocêntrico com o advento da fotografia e terminam no tecnocentrismo pensando os media como espaço totalizador pela produção e difusão de tais imagens. A conceitualização de totalidade, fragmento e também de Condição Pós-Moderna vem do trabalho de Jean-François Lyotard (1993). A Modernidade é aprofundada com Alain Touraine (1995), e da Modernidade à Pós-Modernidade, Ciro Marcondes Filho (1991, 1993, 1994, 2000) é o mais presente. Para pensar o advento da fotografia, o autor eleito é André Rouillé (2009), enquanto as imagens técnicas são aprofundadas com Vilém Flusser (1998) e Jean Baudrillard (1997), que é também referência nos questionamos acerca da virtualidade e das novas condições impostas pela comunicação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33563
Arquivos Descrição Formato
000789823.pdf (638.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.