Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Leny da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPaz, Martha Costa Guterrespt_BR
dc.date.accessioned2011-10-28T01:19:39Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33668pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda os aspectos musicais relacionados à construção do relógio de Julius Heckethorn, com base na sonata K 462 de Scarlatti, detalhadamente narrados no tema P, do romance Avalovara, de Osman Lins. O objetivo é o estabelecimento de relações entre esses aspectos musicais e os elementos estruturais do romance, com vistas ao desvelamento de algumas de suas regras. São relevantes e numerosas as referências musicais presentes no romance. Além das ricas narrativas de cenas sonoras, tais como o bater das ondas do mar na beira da praia, o som do vento, o barulho das patas dos cavalos, o cantar dos pássaros, há representações de manifestações musicais folclóricas e eruditas retratadas pelo Pastoril, no Recife, pela cantata Catulli Carmina, de Carl Orff, e pelo salmo In Convertendo Dominus, de André Campra. As reflexões têm como referência teórica a perspectiva de Matila Ghyka (1968) para relacionar os elementos estruturais da obra com a construção do relógio de Julius Heckethorn, e como referência musical as informações contidas em Grout e Palisca (2007).pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the musical aspects related to the construction of Julius Heckethorn's clock, based on the Sonata K 462 by Scarlatti, narrated in detail in the subject P, of the novel Avalovara, by Osman Lins. The goal is to establish relationships between the musical aspects and the structural elements of the novel, unveiling some of its rules. The musical references present in the novel are relevant and numerous. Besides the rich narrative sound scenes, like the beating of waves on the beach, the sound of wind, the sound of horses' hoofs and the chirping of birds, there are depictions of folk and classical musical events such as the Pastoril, in Recife, the cantata Carmina Catulli by Carl Orff, and the psalm In Convertendo Dominus, by André Campra. The reflections are referenced to the theoretical perspective of Matila Ghyka (1968) to relate the structural elements of the work with the construction of Julius Heckethorn's clock, and are referenced musically to the information contained in Grout and Palisca (2007).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvalovara (Osman Lins)en
dc.subjectMúsica : Literaturapt_BR
dc.subjectScarlatti Sonataen
dc.subjectEstrutura musical : Sonataspt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectCantata (Música)pt_BR
dc.subjectStructureen
dc.subjectLins, Osman, 1924-1978. Avalovarapt_BR
dc.subjectThe clocken
dc.subjectOrff, Carl, 1895-1982. Catulli Carminapt_BR
dc.subjectCampra, André. In Convertendo Dominuspt_BR
dc.subjectScarlatti, Domenico, 1685-1757. Sonata de Scarlattipt_BR
dc.subjectSonatas : Músicapt_BR
dc.titleAvalovara: leituras musicaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000753612pt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário Ritter dos Reispt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples