Repositório Digital

A- A A+

Ad-mirando o professor de formação técnica : o fazer-se docente no encontro com o PROEJA em dois campi do IFSUL

.

Ad-mirando o professor de formação técnica : o fazer-se docente no encontro com o PROEJA em dois campi do IFSUL

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ad-mirando o professor de formação técnica : o fazer-se docente no encontro com o PROEJA em dois campi do IFSUL
Autor Silva, Carla Odete Balestro
Orientador Franzói, Naira Lisboa
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação continuada
Identidade
Professor
Saber
Trabalho
[en] Continuous training
[en] PROEJA
[en] Teacher identity
[en] Teacher knowledge
[en] Teacher practice
Resumo Esta dissertação traz uma pesquisa cujo foco é o docente de formação técnica que atua ou atuou nos cursos oferecidos no âmbito do PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos instituído pelo Decreto n° 5.840, de 13 de julho de 2006. O objetivo da pesquisa é investigar a forma como o professor de formação técnica se faz docente em sua atuação nos cursos oferecidos no âmbito do PROEJA em dois campi do IFSUL – Instituto Federal Sul-rio-grandense: Campus Sapucaia do Sul e Campus Charqueadas. Como objetivos específicos pretende: conhecer as trajetórias profissionais e formativas destes docentes; identificar os saberes mobilizados na prática docente, considerando como e onde o professor os tem construído; identificar o espaço da formação continuada nas suas trajetórias; e analisar se há e quais são as características específicas da atuação nos cursos do PROEJA em relação a outros em que atua. De abordagem qualitativa, utiliza a metodologia do estudo de caso. Os dados foram produzidos através de entrevistas semi-estruturadas com seis docentes que não cursaram licenciatura ou cursos de pós-graduação em Educação e analisadas a partir do método da análise de conteúdo. Entre os achados destaca-se a especificidade da atuação docente no PROEJA, a importância de formações continuadas baseadas na experiência e contexto real de trabalho dos professores, o status da docência na rede federal de educação profissional e tecnológica e a aprendizagem da profissão através do aperfeiçoamento, na prática diária da sala de aula, dos saberes trazidos das experiências discentes. O trabalho apóia-se nos referenciais teóricos dos campos de estudo do trabalho-educação, PROEJA e do trabalho docente e busca contribuir com a discussão sobre a formação de professores para a educação profissional e tecnológica e a profissionalização docente.
Abstract This research focuses on the technical training teacher who either teaches or has taught in the courses offered under PROEJA - National Program of Integration between Vocational Education and Basic Education for Youth and Adults established by Decree No. 5840 of July 13, 2006. The objective of this research is to investigate how the technical training teacher who does not hold a degree in education performs as a teacher in the PROEJA courses offered in two campuses of PROEJA IFSUL - Federal Institute of Rio Grande do Sul: Sapucaia do Sul Campus and Charqueadas Campus. Having these as specific objectives, this research intends to : learn about career paths and training of these teachers; identify the knowledge mobilized in the teaching practice, considering how and where the teacher has acquired them; identify the space of continuous teacher training in his/her teaching career; and to analyze whether there are and what are the specific characteristics of his/her practice in the PROEJA courses in relation to other courses in which he/she teaches. This study makes use of the qualitative approach, using the case study methodology. The data were collected through semi-structured interviews with six teachers who had not received a degree in education or made graduate studies in education and were analyzed by the content analysis method. What should be highlighted among the findings is the specificity of the teacher performance in PROEJA, the importance of a continuing education program based on experience and teacher real working environment , the prestige of teaching in the federal network of professional and technological education schools and the learning about the teaching profession through daily practice in the classroom and through knowledge acquired by the experience brought by students. The study is based on the theoretical fields of study of work and education, PROEJA and the teaching practice and seeks to contribute to the discussion on teacher training for vocational and technological education and to the professional practice of teachers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33669
Arquivos Descrição Formato
000789344.pdf (1.306Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.