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Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública

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Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública

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Título Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
Autor Mello, Maíra Barberena de
Orientador Fontana, Beatriz
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Centro Universitário Ritter dos Reis. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Andaimento : Ensino : Lingua adicional
Língua adicional : Ensino médio
Língua adicional : Produção oral
Língua estrangeira : Compreensão oral
Língua estrangeira : Ensino
Língua estrangeira (língua inglesa) : Ensino
Oralidade : Linguagem
Sociolingüística
Sociolingüística : Conversação
[en] Aditional language
[en] Interactions
[en] Oral production
[en] Qualitative research
[en] Scafolding
[en] Teaching-learning process
Resumo O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral.
Abstract The present study is a qualitative research with ethnographic inspiration, which observed a first year high school group in a public school in Porto Alegre. It aims at observing the language learning and teaching process of English as an additional language (AL), under a sociocultural perspective, according to Vygotsky. The general objective of the study is to investigate which mediations in the talk-in-interaction are likely to promote scaffolding and generate oral production by means of collaborative tasks in instructional settings, considering the relationship between knowledge construction and interaction. The data were generated by the field notes, video and audio recordings, and interviews with the teacher and the students. These data include the emic perspective, in the classroom events and the transcription of such interactions, throughout a whole semester. For the data analysis, a multidisciplinar perspective was adopted, comprising studies concerned with an AL learning process such as Conversation Analysis, Interactional Sociolinguistics, Linguistic Antropology and the Sociocultural Theory. This study intends to contribute to a methodology of AL teaching and learning centered in the interaction, scaffolding and oral production.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33677
Arquivos Descrição Formato
000785601.pdf (491.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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