Repositório Digital

A- A A+

Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso

.

Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias de produção : a manufatura como arma competitiva : um estudo de caso
Autor Carvalho Junior, Jose Mario de
Orientador Fensterseifer, Jaime Evaldo
Data 1997
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administracao da producao : Estrategia : Manufatura : Engenharia do produto : Estudo de caso
Resumo Uma revisão da literatura indica que a formulação de estratégias de manufatura tem sido baseada na percepção dos envolvidos no processo (normalmente gerentes e diretores). Neste trabalho, uma auditoria para formulação de uma estratégia de produção para uma empresa de fabricação sob encomenda, utilizou-se uma pesquisa junto aso clientes para identificar os critérios "muito importantes" e "importantes", bem como avaliar o desempenho da empresa nestes critérios comparativamente à sua concorrência. Com o intuito de desenvolver este trabalho foram propostos os seguintes passos. Identificar na literatura algumas dimensões competitivas as quais uma empresa pode escolher para competir. Descrever, baseado em quadro referencial de estratégia de manufatura da empresa estudada. Pojetar e implementar uma pesquisa de mercado para identificar critérios competitivos importantes, bem como o desempenho da empresa nestes cirtérios. Elaborar uma matriz importância-desempenho baseada na pessquisa para a empresa estudar e identificar a partir desta matriz quais os critérios competitivos em que a empresa deve focalizar seus recursos de maneira a obter e sustentar um vantagem competitiva. Os resultados indicam que, entre outros, a confiabilidade de prazo de entrega pode ser um critério muito importante para a empresa estudada obter e sustentar uma vantagem competitiva. Por outro lado, de uma perspectiva acadêmica, os resultados encontrados neste trabalho indicam que a idéia de "fazer perguntas de marketing com respostas para a manufatura" constitui uma possibilidade para novas pesquisas sobre o processo de formulação de estratégias de manufatura.
Abstract A literature review has showed us that the formulation of a manufacturing strategy has been based on insiders ( middle and senior managers) assessments and beliefs about manufacturing performance and customer needs. In our work, a manufacturing fonnulation audit for a make-to-order company, we used a customer survey to identify the "very important" and "important- criteria, as well as the company's performance on these criteria when compared to its major competitors. In order to perform this work the following stages were proposed. Indentify on a literature review some competitive dimensions which a company could choose to compete. Describe, based on a manufacturing strategy framework, the strategic intent and other specific information on manufacturing strategy of the studied company. Design and implement a market survey to identify important criteria, as well as the performance of the studied company on such citeria. Elaborate an importanceperformance matrix based on the survey for this particular company and identify from the matrix which are the competitive criteria the company might focus its resources in order to obtain and support a competive advantage. Our results indicate that, among others, the delivery-on-time might be a very important cirteria to obtain competitive advantage for the studied company. On the other hand, from an academic perspective, the results achieved in this work indicate that the idea of "marketing questions for manufacturing answers" may constitute a possibility for future research on the process of manufacturing strategy formulation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33684
Arquivos Descrição Formato
000098829.pdf (2.674Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.