Repositório Digital

A- A A+

A decisão de investimento nas empresas e a reação do mercado de capitais : uma abordagem informacional

.

A decisão de investimento nas empresas e a reação do mercado de capitais : uma abordagem informacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A decisão de investimento nas empresas e a reação do mercado de capitais : uma abordagem informacional
Autor Lamb, Roberto
Orientador Fensterseifer, Jaime Evaldo
Data 1993
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Análise de risco
Economia da informação
Investimento
Mercado de capitais
Teoria de opcoes
Resumo Este é um ensaio de caráter exploratório inserido no quadro de referência da Teoria Financeira. Procura aproximar duas linhas de pensamento: o quadro de referência da Economia da Informação e o quadro de referência da Teoria de Opções visando o desenvolvimento de um modelo conceitual de sinalização, que propõe o investimento em ativos por parte das empresas como um sinal oneroso de identificação de futuras oportunidades de crescimento. O fio condutor do ensaio é a possibilidade de os investidores em ações reagirem à variação contábil do Ativo Permanente das empresas. São revisados os possíveis mecanismos de funcionamento de um mercado onde a informação é assimetricamente distribuída e de um modelo de sinalização nesse mercado, com ênfase para os problemas de risco moral e seleção adversa. Adicionalmente é descrito um estudo exploratório - utilizando dados de uma série de balanços e de cotações de ações no mercado brasileiro - que procura examinar a possível correlação entre essas duas variáveis e estabelecer condições e procedimentos para futuros estudos do tema.
Abstract This is an exploratory essay within the framework of Finance Theory. It attempts to join two frameworks: Information Economics and Option Pricing Theory to develop a conceptual signaling model which proposes the firm's investment in real assets as a costly signal of the existence of future investment opportunities. The possible reaction of the capital markets to actual changes of balance sheet data on fixed assets steers the essay. The behavior of economic agents in an informationally asymetric capital market is reviewed with attention to the moral hazard and adverse selection problems. An exploratory research in the brazilian capital market is described in an attempt to investigate possible correlations between balance sheet data and share prices in order to establish conditions and procedures for future research on the subject.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33687
Arquivos Descrição Formato
000115485.pdf (1.506Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.