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dc.contributor.advisorProcianoy, Jairo Laserpt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Luis Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:28:12Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3370pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho examina os anúncios de reaquisição de ações na BOVESPA no período de 30/05/97 a 31/10/98 e procura verificar se existe efeito positivo ou negativo sobre o preço das ações na presença de tal evento. São apresentadas as diversas hipóteses que tem sido utilizadas para justificar a estratégia adotada pelas empresas e o efeito esperado sobre o preço das ações para cada uma dessas hipóteses. Utilizando uma amostra de 110 eventos são realizadas diversas segmentações com vários tipos de ajuste para negociações infreqüentes em cada uma delas. Em seguida é conduzido um estudo de eventos com as diversas segmentações. Para aferir o efeito do evento sobre o preço da ação é realizados o teste t de student. O perfil do AR(Retomo anormal) e do CAR(Retomo anormal cumulativo) também são avaliados em busca de inferências adicionais a respeito do efeito do anúncio de recompra. No geral os resultados obtidos corroboram a hipótese da sinalização. O perfil do CAR indica claramente um efeito positivo do anúncio, entretanto tal efeito não surge de imediato, mas progressivamente ao longo dos, aproximadamente, 25 dias subseqüentes ao evento. O padrão observado parece indicar que o mercado reage lentamente a informação o que depõem contra a presença de eficiência forte ou semi-forte no mercado brasileiro. Além disso os resultados obtidos com as diversas segmentações não são sensivelmente afetados pelos diversos ajustes para negociações infreqüentes utilizados o que reforça os resultados obtidos. Também é constatado que os bancos apresentam comportamento diferenciado em relação ao restante da amostra, entretanto esse resultado deve ser avaliado com reservas devido ao tamanho da amostra utilizada.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis examines the open market stock repurchase announcements at BOVESPA between 30/05/1997 and 31/10/1998 trying to verify a positive or negative effect on the stock prices under such event. The various hypotheses, which have been used to justify a repurchase announcement strategy by the firms and its expected effecton the stock prices, are presented. Working with a sample containing 110 events, several segmentations are performed and some types of adjustments for infrequent trading are done for each of them. Then an event study is conducted with the various segmentations. To verify the effect of an event on the stock prices a t test is used. The plots of AR and CAR are also evaluated in order to drawn additional inferences about the effect of the announcements. By and large, the results corroborate the signalling hypothesis. The plots of CAR clearly indicate a positive effect on the stock prices, however such effect does not arise immediately but progressively throughout the following 25 days after the repurchase announcement. The observed pattem seems to indicate that the market reacts slowly to new information what claims against market efficiency under its strong and semistrong - forms in Brazilian market. Also the results are not affected by the various infrequent trading adjustments done, what strength the results. Also, is found that the banks have a peculiar behaviour in opposition to the rest of the sample, nevertheless this result must be evaluated with care because of the size of this sample segmentation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAçõespt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectBolsa de valorespt_BR
dc.titleA recompra de ações na BOVESPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000292091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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