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A segurança viária e o fator humano : verificação da presença de álcool-direção no sistema de transporte rodoviário do RGS

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A segurança viária e o fator humano : verificação da presença de álcool-direção no sistema de transporte rodoviário do RGS

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Título A segurança viária e o fator humano : verificação da presença de álcool-direção no sistema de transporte rodoviário do RGS
Autor Panitz, Mauri Adriano
Orientador Lindau, Luis Antonio
Data 1999
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Producao.
Assunto Ergonomia
Segurança viária
Transporte rodoviario
Transporte rodoviário : Acidentes : Fator humano
[en] Drunk Driving
[en] Economics / Ergonomics
[en] Road safety
Resumo Esta dissertação examina a situação geral dos Acidentes Viários, no contexto do transporte rodoviário, cujas evidências apontam o Fator Humano como o maior responsável por tais eventos. Entende-se que um maior conhecimento sobre ele possibilitará melhorar a segurança do tráfego e da produção transporte. O estudo pretende destacar a importância das análises relacionadas com a atividade transporte rodoviário, as variações da demanda do sistema de circulação e a tarefa do motorista, sob a ótica da ergonomia. Objetiva ele, também, mostrar importância desses estudos para melhor avaliar as interações dos fatores homemmáquina- ambiente viário e para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos de segurança viária. A revisão bibliográfica dos capítulos iniciais revelam o estado da arte e a importância da segurança de trânsito, em nível internacional. Também revelaram que todas nações sofrem do mesmo mal em suas redes viárias, que varia de acordo com a realidade de cada um. Embora o acidente de trânsito seja um fenômeno comum às nações, aqui eles atingiram a dimensão de flagelo social, em razão da sua severidade; e de calamidade econômica, face a elevação dos custos de produção na atividade do transporte rodoviário. São analisadas as características do fator humano, fundamentais na tarefa de condução, e o respectivo nexo causal das falhas com a gênese do acidente, num sistema multifatorial e interativo. O trabalho fundamenta-se em extensa revisão bibliográfica. O estudo de caso, desenvolvido a partir da revisão dos dados de uma pesquisa anterior, comprova a hipótese que o “álcool-direção”, considerado na literatura como o maior causador de acidentes viários, tem sua presença marcada por elevados índices nas rodovias do RS, contrariando a conclusão da pesquisa anterior. Ao final, também oferece recomendações para o desenvolvimento de ações objetivas para melhorar a segurança viária.
Abstract This dissertation examines road accidents within the context of traffic systems, evidencing the participation of the Human Factor as the key responsible for accidents. It is thought that a better understanding on the subject of Human Factor will contribute towards improving traffic management and increasing the productivity of road transportation systems. The study emphasizes the need to analyse, under an ergonomical view, the variable task demands imposed to drivers during different traffic conditions. It depicts the value of research aimed at better estimating the Human Factor- Machine-Road Environment interaction, and developing new technology and road safety equipment. The initial chapters review the state-of-the-art of work directed to road safety. They reveal that every nation suffers from losses due to road accidents. Whilst being a common phenomenon to all nations, road accidents in Brazil, on account of their frequency and severity, reached the dimension of a serious social problem. Road accidents are also interpreted as an economical calamity by virtue of growing production costs imposed to road freight activities. The focus of this dissertation is centered on the characteristics of the Human Factor which is of fundamental importance to the driving task. The study also incorporates amulti-factor and interative evaluation of faults and the generation of accidents. The work is supported by a comprehensive bibliographic review. The case study benefits form field data previously collected along roads of the state of Rio Grande do Sul. It confirms the drunk-driving hypothesis, mentioned in the literature as the biggest road accident factor, has a market incidence in the southernmost state of Brazil. These results contrast with an earlier interpretation that did not take into consideration the period drivers drunk before the field data was collected. The work also offers subsidies to those interested in developing actions to improve road safety conditions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3376
Arquivos Descrição Formato
000249344.pdf (2.430Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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