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dc.contributor.advisorMendes, Carlos André Bulhõespt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Lúcia Leiko Tacaoca Muraishipt_BR
dc.date.accessioned2011-11-01T01:18:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33784pt_BR
dc.description.abstractA contribuição desta pesquisa é dada através do dimensionamento dos impactos efetivos das rodovias, através da ampliação das áreas de influência para além das faixas lineares, acrescentando a avaliação da sensibilidade ambiental das bacias hidrográficas para a otimização do traçado de empreendimentos rodoviários. Foi produzida uma abordagem ordenada e sistemática das relações de causa e conseqüência nas bacias, integrando os impactos da rodovia TO-247, interligando as sedes municipais Lagoa do Tocantins e Mateiros. As sub-bacias da região da área do estudo foram classificadas mediante metodologia para estimativa de produção e transporte de sedimentos, em ambiente ArcGis ArcInfo, onde foi aplicado modelo derivado da Equação Universal da Perda de Solos (Universal Soil Loss Equation – USLE) adaptado de Wischmeier e Smith (1978) e da Relação de Distribuição de Sedimentos (Sediment Delivery Ratio – SDR) proposto por Ferro e Minacapilli (1995). Os resultados possibilitaram a classificação das sub-bacias conforme a porcentagem estimativa de carga de sedimentos que potencialmente viria a assorear os cursos d’água mediante a modificação do seu uso pela ocupação do solo induzida pela rodovia. Os critérios relevantes à definição do traçado da rodovia foram divididos em três: (1) aspectos ambientais, (2) aspectos construtivos e (3) aspectos socioeconômicos, tendo sido parametrizados através do uso de Sistema de Informação Geográfica com algoritmos em ambiente raster, na definição de caminhos de mínimo custo. A otimização da rota proposta sugere a adição de ganhos na orientação dos tomadores de decisão, como a inserção da rodovia TO-247 em bacias com menor nível de restrição de relação de aporte de sedimentos, redução das travessias sobre áreas protegidas, diminuição das obras de arte (bueiros e pontes) e da execução de cortes e aterros, incluindo a possibilidade de melhoria dos acessos aos pontos turísticos de interesse para o desenvolvimento regional. A incorporação de condicionantes hidrológicas através da classificação das bacias quanto a produção e transferência dos sedimentos destacou a principal novidade que foi a definição da área de influência delimitada pelos impactos ambientais de projetos rodoviários para os limites das bacias, podendo contribuir com o planejamento de estradas indutoras de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractThe contribution of this research is given by the design of effective impacts of highways, through the expansion of the influence areas beyond the linear tracks, adding the assessment of the environmental sensitivity of watersheds in order to optimize the layout of road projects. It was produced an orderly and systematic approach of the cause and consequence relations in the watersheds incorporating in it the TO-247 highway impacts, linking the cities of Mateiros and Lagoa do Tocantins. The watersheds in the region of the study area were classified using methodology for estimating production and transport of sediment in ArcGIS ArcInfo environment. It was applied the equation model derived from the Universal Soil Loss Equation - USLE adapted from Wischmeier and Smith (1978) and the Sediment Delivery Ratio - SDR according to what is proposed by Ferro and Minacapilli (1995). Those results allowed the classification of watersheds according to the percentage estimate of sediment load that would potentially silting up the waterways through modification of their usage by land use induced by the highway. The relevant criteria to define the highway route were divided into three: (1) environmental, (2) construction and (3) socioeconomic aspects, which have been parameterized by using Geographic Information System with algorithms in raster environment into the definition of low cost paths. The optimization of the route proposal in TO-247 suggests adding profit in orientation of decision makers, such as entering the highway in watersheds with lower levels of restriction regarding the amount of sediment, reduction of crossings on protected areas, reduction of culverts and bridges and the implementation of sections and embankments, including the possibility of improved access to interest tourist points for regional development. The incorporation of hydrological conditions through the classification of river watersheds as the production and transfer of sediments, which highlighted the main novelty, was the expansion circumscription of the influence area bounded by the environmental impacts of road projects for the limits of the watersheds, which may contribute to the planning of roads inducing development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWatersheden
dc.subjectBacias hidrográficaspt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectRoadsen
dc.subjectUSLE and SDRen
dc.subjectRodovias : Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectRodovias : Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectIfluence areaen
dc.subjectSistemas de Informação Geográfica (SIG)pt_BR
dc.subjectOptimal pathsen
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.titleImpacto de condicionantes hidrológicas na definição de traçados rodoviários : aplicação na rodovia TO-247pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785250pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Pesquisas Hidráulicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambientalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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