Repositório Digital

A- A A+

Levantamento das não conformidades laboratoriais e suas consequências clinicas em uma unidade hematológica hospitalar

.

Levantamento das não conformidades laboratoriais e suas consequências clinicas em uma unidade hematológica hospitalar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Levantamento das não conformidades laboratoriais e suas consequências clinicas em uma unidade hematológica hospitalar
Autor Wislocki, Valéria Doliwa
Orientador Fisher, Paul Douglas
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Controle de qualidade
Experiências laboratoriais
Hematologia
Resumo O laboratório de análises clínicas apresenta papel de grande importância no setor de atendimento à saúde através da realização de ensaios que influenciam diretamente no correto diagnóstico e tratamento das doenças. Os exames laboratoriais envolvem uma série de processos, cada um dos quais com fontes potenciais de erro, desde a solicitação até a liberação do laudo. Estes erros tem sido descritos como causa de dificuldades para a obtenção da qualidade nos laboratórios clínicos. Faz-se portanto necessária a prevenção, a detecção, a identificação e a correção dos erros que possam ocorrer em todas as fases da realização dos procedimentos laboratoriais a fim de alcançar a qualidade exigida pela importância dos exames no contexto do atendimento a saúde. O objetivo desse trabalho foi identificar a taxa de não conformidades (NC) no laboratório de Hematologia do HCPA nos anos de 2008 a 2010 e estimar as consequências clinicas. Foram identificadas taxas de NC variando de 0,07% a 0,15% no laboratório de Hematologia, enquanto no Serviço de Patologia Clínica como um todo estas variaram entre 0,22% e 0,67%, com predominância de ocorrência na fase pré-analítica. A comparação com as unidades Bioquímica e Microbiologia demonstrou que estas compartilham as principais causas de NCs com o laboratório de Hematologia. O sistema de registro de NCs por fichas demonstrou fragilidades que devem ser melhoradas para a correta determinação e rastreabilidade das não conformidades envolvidas em todas as fases do processo laboratorial.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34057
Arquivos Descrição Formato
000790206.pdf (274.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.