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Alimentação na mídia impressa : uma análise de conteúdo da Revista Boa Forma

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Alimentação na mídia impressa : uma análise de conteúdo da Revista Boa Forma

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Título Alimentação na mídia impressa : uma análise de conteúdo da Revista Boa Forma
Autor Freire, Claudimar
Orientador Silva, Jacqueline Oliveira
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Alimentação
Alimentos industrializados
Consumo de alimentos
Meios de comunicação
Saúde pública
Resumo A formação de uma opinião no âmbito da alimentação necessita ser estudada através de observações culturais, econômicas e comportamentais. Atualmente, a mídia surge como ferramenta de veiculação de informações e fundamenta a formação de senso comum sobre a alimentação. Este estudo apresenta a análise do conteúdo da Revista Boa Forma, veículo do nicho de publicações com foco saúde, estética, fitness e nutrição, dirigida ao público feminino. A pesquisa realizada teve por objetivos: Identificar os campos de significados da alimentação na revista; Caracterizar os tipos de fontes de pesquisa e informações utilizadas nas matérias; Discutir a abordagem dada aos temas de alimentação para a saúde, a estética e comportamento alimentar. O estudo, de caráter qualitativo, debruçou-se sobre a totalidade dos exemplares da revista Boa Forma publicada em 2010. Alguns dos resultados observados foram a sofisticação alimentar através da indicação e releitura de alimentos, a rapidez na alimentação e a forte presença da alimentação industrializada. A identificação das fontes mostrou grande referencia a estudos internacionais de pouca ou nenhuma rastreabilidade para averiguação. Como fonte profissional, o nutricionista teve maior menção. No caso dos volumes analisados concluímos que elas apresentam em sua totalidade uma abordagem de caráter prescritivo, isto é, a indicação explicita de ações, consumo de produtos e alimentos para emagrecimento com vistas na obtenção de um pseudo status, representado nas formas de apresentação dos alimentos. Os sentidos que permeiam estes conteúdos são a sofisticação da alimentação, a valorização do alimento industrializado e consumo do light e diet.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34061
Arquivos Descrição Formato
000789953.pdf (995.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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