Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorPuerari, Marciapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-05T01:19:34Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34063pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral investigar as dimensões envolvidas no processo de escolarização da música na educação básica a partir da perspectiva de uma professora. Os objetivos específicos buscaram: identificar conteúdos e estratégias, objetivos e finalidades do ensino de música na escola; identificar as bases que sustentam o processo de seleção e organização dos conteúdos do ensino de música na escola; e analisar as estratégias utilizadas pela professora para realizar suas práticas de ensino de música na escola. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado nos conceitos de escolarização e cultura escolar. O método escolhido foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Como unidade de caso, foi escolhida uma professora de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, entrevista semiestruturada de estimulação de recordação, observações e análise de documentos. A análise dos dados foi construída a partir de categorias que focalizam a professora, a escola e o processo de ensinar música na Escola. Em cada uma delas, constam dimensões envolvidas no processo de tornar a música objeto de ensino na escola de educação básica. Os resultados da pesquisa sinalizam que é na interação de todas as dimensões que intervêm na prática educativo-musical da professora que a escolarização da música ocorre, o que aponta para múltiplas maneiras de ensinar música na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed at investigating the dimensions involved in the process of schooling music from the perspective of a music teacher. More specifically, it aimed at: to identify contents and teaching strategies, objectives and purposes of school music teaching; to identify the basis that sustains the process of selecting and organizing the curriculum contents; and to analyze the strategies used by the teacher to perform her music teaching practices in the school. The theoretical framework was constituted by the concepts of schooling and school culture. A qualitative case study with a school music teacher from the municipal educational system of Porto Alegre, RS, southern Brazil, was carried out. Data were collected through semi-structured interviews, semi-structured interviews of stimulation recall, observations and analysis of documents. Data analysis was built from categories that focused on the teacher, the school and the process of teaching music at the school. Each of them reveals dimensions involved in the process of transforming music into something to be taught at the school of basic education. The results show that it is in the interaction of all these dimensions that underlie music education practices that the schooling of music takes place, which suggests multiple ways of teaching music at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic teaching at schools of basic educationen
dc.subjectmusica : Ensinopt_BR
dc.subjectSchooling of musicen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectCultura : Escolapt_BR
dc.titleEnsinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000791315pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples