Repositório Digital

A- A A+

Compreendendo os procedimentos da atividade "tocar de ouvido"

.

Compreendendo os procedimentos da atividade "tocar de ouvido"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Compreendendo os procedimentos da atividade "tocar de ouvido"
Autor Velho, Simone
Orientador Maffioletti, Leda de Albuquerque
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Epistemologia genética
Música
Piano
[en] Genetic epistemology
[en] Microgenesis
[en] Music
[en] Piano
[en] Teaching
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo analisar os procedimentos empregados pelo sujeito na atividade tocar de ouvido, procurando compreender de que modo organiza suas ações para encontrar as notas da melodia no piano. Os três sujeitos que participaram deste estudo tinham idade entre 7 e 14 anos. A atividade de reprodução de uma melodia conhecida por audição representou recortes das aulas particulares de piano ministradas no município de Taquara/RS. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2010 através dos seguintes instrumentos de registro: gravação em vídeo, diário de campo e anotações musicais feitas pelo próprio sujeito. Após as degravações dos vídeos, foram acrescentadas as anotações do diário de campo e as digitalizações dos materiais correspondentes às anotações dos alunos, constituindo os protocolos dos sujeitos. A partir dos protocolos, foi feita a decupagem das sequências de ações pertinentes para cada sujeito, tendo em vista o estudo pretendido. A coleta de dados teve como princípio a análise microgenética proposta por Inhelder e Cellérier (1996) associada à estratégia do estudo de caso (Yin, 2002). A interpretação dos dados foi realizada a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que possibilitou a compreensão da trajetória percorrida pelos sujeitos ao realizarem a atividade. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a compreensão das significações feitas pelos alunos durante o processo de aprendizagem, bem como possibilitar novos olhares sobre a prática dos professores de instrumento.
Abstract The present research has the objective of analyzing the procedures used by the subject in the activity of playing a musical instrument by ear, trying to comprehend the way he/she organizes his/her actions in order to find melody notes on the piano. The three subjects that took part of this study were at the age between 7 and 14 years old. The activity of reproducing a familiar melody by ear represented excerpts in the schedule in private piano classes that are carried on in the city of Taquara/RS. The data was collected in the second semester of 2010, through out the following registration instruments: video records, field diary and musical notations made by the subject him/herself. After the transcription of the videos, the notations from the field diary and the digitalization of the material corresponding to the notations made by the students were added, constituting the protocol of the subjects. From the protocols the decoupage of the sequence of actions pertinent to each subject was made considering the intended study. The collection of the data had as its principle the microgenetic analysis proposed by Inhelder and Cellérier (1996) associated with the strategy of case study (Yin, 2002). The interpretation of the data was based on the Genetic Epistemology of Jean Piaget, which made it possible to comprehend the path the subjects explored while performing the suggested activity. The results of the present work may be a contribution for understanding the significations made by the students during the learning process as well as an opportunity for new sights upon the practice of musical instruments teachers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/34144
Arquivos Descrição Formato
000791571.pdf (3.034Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.