Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Daniela Stevaninpt_BR
dc.date.accessioned2011-11-09T01:19:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34145pt_BR
dc.description.abstractAlunos, professores, gestores, pesquisadores universitários, objetos tecnológicos, arquivos, registros, habilidades, ... são os nós que compõem a grande rede tecida na experiência piloto do Projeto Um Computador por Aluno na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu de Porto Alegre no Rio Grande do Sul onde foi desenvolvida a presente pesquisa. O problema central desta investigação é compreender como se dá a constituição de uma Rede de Fluência Digital a partir do trabalho com Projetos de Aprendizagem mediado pela tecnologia individualmente disponível na modalidade 1:1. A fim de identificar as relações entre a implementação da proposta pedagógica e a prática da modalidade 1:1 na escola, foram definidas três redes: a Rede de Atores, formada pela comunidade da escola Luciana de Abreu e pesquisadores do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC), atuando em uma pesquisa-ação; a Rede de Recursos, composta pelo laptop educacional XO e o ambiente virtual de aprendizagem AMADIS; e a Rede de Fluência Digital, resultado da interação entre estas redes. A abordagem teórico-metodológica que subsidia a elaboração do problema e a análise dos dados é a Epistemologia Genética. Desenvolveu-se um estudo de caso cuja unidade de análise foi a Rede de Atores que apresentou como evidências os arquivos dos laptops e os registros do histórico do ambiente virtual de um grupo de dez alunos da Rede de Atores e o diário de campo da observação participante da pesquisadora do LEC, autora desta investigação. Foram elaborados, a partir das evidências, Identificadores e Períodos Singulares da Rede de Fluência Digital, que auxiliaram na Identificação de peculiaridades e na Caracterização dos períodos singulares na constituição da Rede de Fluência Digital. Estabelecendo relações entre o conceito de Fluência Digital de Ba, Tally & Tsikalas (2002) e estas duas etapas da análise foram criadas as Categorias da Rede de Fluência Digital que permitiram, com o processo de Categorização da constituição da Rede de Fluência Digital, compreender que a Rede de Fluência Digital se deu pelo desenvolvimento de condutas cognitivas constituídas de meios elaborados pelos sujeitos da Rede de Atores para solucionar os problemas com os quais se deparavam quando em interação com a Rede de Recursos. Entende-se que este trabalho contribui para a área da Informática Educativa nos estudos relacionados à implementação da modalidade 1:1 nas escolas, à fluência digital, à vinculação entre prática pedagógica e Tecnologias da Informação e Comunicação e a teorizações sobre possíveis relações entre estas e a Epistemologia Genética. Propõe-se dar continuidade a investigações relacionadas à modalidade 1:1 voltadas à formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractStudents, teachers, administrators, university researchers, technological objects, files, records, abilities, ... these are the nodes that compose the big network built in the experience of Projeto Um Computador por Aluno in Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu from Porto Alegre in Rio Grande do Sul/Brasil, where this research was developed. The central problem of this research is to comprehend how is the establishment of a Network of Digital Fluency from work with Learning Projects mediated by individually available technology in 1:1 mode. Three networks were defined in order to identify the relations between the implementation of pedagogical proposal and the practice of 1:1 mode in school: the Network of Actors, composed by Luciana de Abreu’s school community and researchers from Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC), operating on an action research; the Network of Resources, comprised of the XO laptop and the virtual learning environment AMADIS; and the Network of Digital Fluency, the result from the interaction between these networks. The theoretical and methodological approach that corroborates the formulation of problem and the data analysis is the Genetic Epistemology. A case study was developed. Its unit of analysis was the Network of Actors that had presented as evidences the laptops files and the history records of the virtual environment of a group of ten students from the Network of Actors and the notes from the diary of the participant observation of the LEC’ researcher, author of this research. Identifiers and Singular periods of Network of Digital Fluency were developed based on the evidences. They were used in Identification of peculiarities and in Characterization of singular periods in Network of Digital Fluency constitution. The establishment of relations between the concept of Digital Fluency Ba, Tally & Tsikalas (2002) and these two steps of the analysis led to the creation of the Categories of Network of Digital Fluency that, by the Categorization of Network of Digital Fluency constitution, allowed to understand that the Network of Digital Fluency happened by the development of cognitive behavior constituted by the means elaborated by the subject of the Network of Actors to solve problems which were faced while interacting with the Network of Resources. It is understood that this doctoral thesis contributes to the area of Computers in Education in studies related to implementation of 1:1 mode in schools, digital fluency, linkage between pedagogical practice and Technologies of Information and Communication and theorizing about possible relationships between these and Genetic Epistemology. It is proposed to continue investigations related to the 1:1 mode focused on teacher training.en
dc.description.abstractAlumnos, profesores, gestores, investigadores universitarios, objetos tecnológicos, ficheros, registros, habilidades, ... son los nodos que hacen parte de la gran red tejida en la experiencia prototipa del Projeto Um Computador por Aluno en la Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu en Porto Alegre en el Estado Rio Grande do Sul/Brasil donde fue desarrollada la presente investigación. Su problema central es comprender como ocurre la constitución de una Red de Fluidez Digital a partir del trabajo con Proyectos de Aprendizaje mediado por la tecnología individualmente disponible en la modalidad 1:1. Con el fin de identificar las relaciones entre la puesta en marcha de la propuesta pedagógica y la práctica de la modalidad 1:1 en la escuela, fueron definidas tres redes: la Red de Actores, constituida por la comunidad de la Escola Luciana de Abreu e investigadores del Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC), actuando en una investigación acción; la Red de Recursos, compuesta por el laptop educativo XO y el ambiente virtual de aprendizaje AMADIS; e a Rede de Fluidez Digital, resultado de la interacción de estas redes. El abordaje teórico metodológico que basa la elaboración del problema y el análisis de los datos es la Epistemología Genética. Se desarrolló un estudio de caso cuya unidad de análisis fue la Red de Actores que presentó como pruebas los ficheros de los laptops y los registros del historial del ambiente virtual de un grupo de diez alumnos de la Red de Actores y las notas de la investigadora del LEC, autora de esta investigación. A partir das pruebas fueron elaborados Identificadores y Períodos singulares de la Rede de Fluidez Digital que auxiliaron en la Identificación de peculiaridad y en la Caracterización de los Períodos Singulares en la constitución de la Rede de Fluidez Digital. Estableciendo relaciones entre el concepto de Fluidez Digital de Ba, Tally & Tsikalas (2002) y estas dos etapas del análisis fueron organizadas las Categorías de la Rede de Fluidez Digital que permitieron, con el proceso de Categorización de la constitución de la Rede de Fluidez Digital, comprender que la Red de Fluidez Digital se hizo por el desarrollo de conductas cognitivas constituidas de medios elaborados por los individuos de la Red de Actores para resolver los problemas con que se presentaron cuando interactuaban con la Red de Recursos. Se comprende que esta tesis doctoral contribuye para el área de la Informática Educativa en los estudios relacionados a la implementación de la modalidad 1:1 en las escuelas, a la fluidez digital, a la vinculación entre la práctica pedagógica y las Tecnologías da Información y Comunicación y las teorías sobre posibles relaciones entre estas y la Epistemología Genética. Se propone seguir con investigaciones relacionadas a la modalidad 1:1 que estén volcadas a la formación de profesores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.titleModalidade 1:1 : tecnologia individual possibilitando redes de fluência digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.identifier.nrb000791578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples