Repositório Digital

A- A A+

Pessoas e estruturas hierárquicas : um estudo comparativo internacional

.

Pessoas e estruturas hierárquicas : um estudo comparativo internacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pessoas e estruturas hierárquicas : um estudo comparativo internacional
Autor Souza, Francisco Pedro Estrazulas Pereira de
Orientador Não disponível
Data 1976
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Ciências Administrativas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Hierarquia de autoridade
Industrias
Poder
Resumo Membros de dez organizações industriais brasileiras têm suas respostas analisadas em função de sua posição em cadeias hierárquicas segundo três níveis: topo, chefias intermediárias e pessoal de linha. A amostragem seguiu um processo que permite localizar exatamente o respondente, seus superiores e seus subordinados. As cadeias hierárquicas são o foco do estudo e nos permitem a análise comparativa dos gradientes das curvas das respostas, nível a nível, percebido e desejado, entre os países e entre tamanhos (pequeno x grande) das indústrias. O estudo e baseado em uma revisão bibliográfica, concluída com o enfoque sistêmico e sócio-técnico em psicologia organizacional. Antes da apresentação e discussão dos resultados, há um capítulo apresentando, como pano de fundo, uma breve caracterização da cultura brasileira e da Relações Industriais, do ponto de vista formal e do comportamento gerencial observado, isto é, das práticas correntes. As variáveis medidas, geralmente em escalas de cinco pontos, colhidas por questionários, são relacionadas a seguir: CORRELATOS DA HIERARQUIA - Demográficas: Salário (&) Nível de instrução (&) Idade (&) Tempo de servigo (&) % de sexo F (&). Características de pape:l Autoridade/influência (real, desejada) (&) Distribuição do controle (real, desejado) Participatividade do Superior, Bases do poder do superior, Oportunidades no trabalho (reais, desejadas) (&) Qualidades físicas do trabalho (&) REAÇÕES, AJUSTAMENTOS E PERCEPÇÕES - Moral: Satisfação no trabalho (&&) Satisfação com salário, Atitude com a liderança da companhia (&&); Aspectos motivacionais: Senso de responsabilidade, Responsabilidade pelo próprio trabalho, Motivação (&&) Iniciativa; Ajustamento: Ajustamento psicológico, Alienação (&&); Análise de regressão: entre cada uma das reações e ajustamentos acima (como variáveis dependentes) e as anteriores marcadas (&) e mais extensão da cadeia e nível do respondente. (independentes). Percepções: Tomada de decisões (real, desejada), Participatividade (real, desejada e discrepância), Percepções do controle (gráficos), Percepções de recompensas e penalidades, Aspirações referentes a promoção, Benefícios da promoção, Requisitos para promoção. Entre o Brasil e cinco países (Itália, Áustria, EUA, Iugoslávia e Israel) foi feita uma análise comparativa usando-se as variáveis independentes e as marcadas (&&). Os resultados confirmam as hipóteses básicas de estruturação hierárquica e de influência modificadora da cultura, ficando o Brasil entre a Áustria e a Iugoslávia em participatividade, sendo a sua discrepância a menor dos seis. Recomenda-se ampliação do estudo para incluir amostras regionais e análise comparativa entre pequenas e grandes indústrias, cujos resultados foram apresentados no presente apenas quanto a participatividade real, ideal e discrepância, devido à desproporção do número de respondentes de nível médio entre pequenas e grandes indústrias, como, aliás, ocorreu nos demais países.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/34205
Arquivos Descrição Formato
000747750.pdf (21.48Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.