Repositório Digital

A- A A+

Extração de cobre e de zinco por soluções multielementares em solos do sul do Brasil

.

Extração de cobre e de zinco por soluções multielementares em solos do sul do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Extração de cobre e de zinco por soluções multielementares em solos do sul do Brasil
Autor Bortolon, Leandro
Gianello, Clesio
Resumo As quantidades extraídas de cobre (Cu) e de zinco (Zn) pelas soluções de HCl 0,1mol L-1 (HCl) foram comparadas com as extraídas pelas soluções de Mehlich-1 (M1) e de Mehlich- 3 (M3). Foram utilizadas 130 amostras de solo representando as principais áreas agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul, as quais foram extraídas do banco de solos do Laboratório de Análises de Solo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A correlação entre as quantidades extraídas pelos métodos indicou alto grau de associação e de significância. A quantidade de Cu extraída pela solução de M3, em média, não diferiu do HCl. A quantidade extraída de Zn pela solução de M3, entretanto, foi inferior à extraída por HCl. As quantidades extraídas de Cu e Zn pelas soluções de HCl e de M1 não diferiram estatisticamente. As soluções de M1 e de M3 são eficientes para a extração multielementar simultânea de Cu e Zn dos solos e são alternativas viáveis para serem utilizadas em laboratórios de análises de solo dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Abstract Copper (Cu) and zinc (Zn) amounts extracted with 0.1molar L-1 HCl (HCl) for the most representative soil types of Rio Grande do Sul State (Brazil) were compared with those extracted with Mehlich-1 (M3) and Mehlich-3 (M3) solutions. The nutrients’ amounts extracted by different methods indicated high correlation degree. The M3 solution extracted similar copper amounts than HCl; however, lower amounts of Zn. The M1 and M3 solutions are efficient for simultaneous multielement extraction and can be used in soil testing laboratories for RS and SC states.
Contido em Ciência rural, Santa Maria. Vol. 40, n. 3 (mar. 2010), p. 670-673
Assunto Analise do solo
Cobre
Zinco
[en] Mehlich-1
[en] Mehlich-3
[en] Soil test
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/34306
Arquivos Descrição Formato
000787842.pdf (111.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.