Análise de sensibilidade do modelo Simtraffic aos parâmetros de caracterização do perfil dos motoristas
dc.contributor.advisor | Cybis, Helena Beatriz Bettella | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalprá, Gabriela Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-11-12T01:19:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/34388 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os grandes centros urbanos estão com sua expansão territorial comprometida e, mesmo com essa limitação, continuam recebendo pessoas de outras localidades que neles se instalam. Com a constante necessidade de locomoção da população, as vias urbanas das grandes cidades sofrem congestionamentos que se agravam ao longo do tempo. A responsabilidade da ocorrência desse fenômeno nas grandes cidades não é exclusiva do volume veículos que trafega na via, mas também do comportamento de quem os conduz: os motoristas. Nesse trabalho é abordada a importância das diversas características dos condutores e seu comportamento nas vias, utilizando o software de microssimulação Synchro. O trabalho analisa a sensibilidade do modelo devido à variação de parâmetros que influenciam de forma direta os resultados de simulação. Esse trabalho apresenta os três tipos de simulação de tráfego, macro, meso e microssimulação, e suas principais diferenças. Num segundo momento, o trabalho direciona-se ao pacote de microssimulação Synchro/SimTraffic, apresentando os parâmetros de codificação e considerações sobre suas aplicações. Para a obtenção de resultados expressivos, é necessário conhecer os elementos básicos que compõem uma rede de tráfego, como layout, nós, vias e volume de tráfego, e conhecer a forma como os veículos trafegam nela, seus movimentos longitudinais e transversais. As características do modelo passíveis de calibração são apresentadas, direcionadas aos principais parâmetros que influenciam diretamente os resultados da simulação, de forma simplificada. Apresenta-se um comparativo entre o software de microssimulação utilizado e outros programas disponíveis no mercado, mostrando seu uso em diversos estudos. As etapas seguintes constituíram-se na definição da rede estudada, dos parâmetros de entrada e de saída analisados, bem como na técnica de análise de simulação para avaliação de parâmetros individuais e combinação de motoristas. Após a apresentação dos resultados obtidos através das simulações, são feitas considerações finais que encerram o trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Análise de sensibilidade do modelo Simtraffic aos parâmetros de caracterização do perfil dos motoristas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000789701 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (5670)