Repositório Digital

A- A A+

Como a negociação da redução da carga horária dos servidores do IFSP poderia contribuir para resultados mais eficientes de trabalho?

.

Como a negociação da redução da carga horária dos servidores do IFSP poderia contribuir para resultados mais eficientes de trabalho?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como a negociação da redução da carga horária dos servidores do IFSP poderia contribuir para resultados mais eficientes de trabalho?
Autor Figueiredo, Ana Paula Santos de
Orientador Lopes, Fernando Dias
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Negociação coletiva
Redução de carga horária
Servidores públicos federais
Resumo O presente artigo, feito em Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo principal explorar argumentos pautados na eficácia e na eficiência para se negociar internamente a redução da carga horária no Instituto Federal de São Paulo. Por objetivos específicos tem-se: estabelecer a correlação entre maior eficácia e eficiência nas relações de trabalho e a redução da carga horária de trabalho e entender a contribuição do processo de negociação coletiva para a diminuição da carga horária do IFSP. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico a respeito dos termos propostos como objetivos de pesquisa, dando principal atenção para a transposição da metodologia aplicada nas negociações coletivas para uma possível criação de uma mesa de negociação interna no IFSP, além de uma pesquisa de campo feita com 10 servidores técnico-administrativos do IFSP, delimitando-se ao campus Caraguatatuba. Constatou-se que a maioria é a favor e acredita que a negociação coletiva é um meio eficaz para se obter resultados pertinentes para todas as partes envolvidas no processo, a grande parte dos servidores desconhece as especificidades da negociação coletiva no setor público, mas ainda assim puderam levantar fortes argumentos que seriam importantes para que o processo de negociação fosse bem sucedido caso fosse aplicado internamente no IFSP.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34474
Arquivos Descrição Formato
000783894.pdf (149.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.