Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento profissional : instrumento de negociação coletiva na administração pública

.

Desenvolvimento profissional : instrumento de negociação coletiva na administração pública

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento profissional : instrumento de negociação coletiva na administração pública
Autor Dias, José Roberto da Nóbrega
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Co-orientador Bucco, Larissa Brandelli
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Administração pública
Gestão por competências
Negociação coletiva
Resumo Este trabalho analisou a política de desenvolvimento profissional na Administração Pública Federal e a valorização do servidor público a partir da aquisição de (novas) competências para melhor servir aos interesses da sociedade civil, resultando em importante instrumento de negociação coletiva entre a categoria funcional e o Estado. A Reforma do Estado foi apresentada em razão da Administração Pública ter se tornado alvo de críticas e de questionamentos sobre suas metodologias e sua eficiência. Apresentou-se uma nova abordagem, gerencial, baseada na descentralização, no controle de resultados, na competição administrada, e no controle social direto. Desenvolvimento Profissional e Gestão por Competências foi outro tópico analisado, haja vista a necessidade do Estado em se organizar e se adaptar às novas tendências do novo mundo do trabalho, para isso é imprescindível conhecer e rever conceitos que dizem respeito às competências no contexto das organizações. A abordagem da competência no âmbito da administração pública é um grande passo para a profissionalização (qualidade, eficiência e eficácia) do serviço público e, consequentemente, de seus servidores. O tópico da Negociação Coletiva abordou a democratização das relações de trabalho no serviço público como novo eixo norteador de toda a política de gestão de pessoas. A maior representação desse novo cenário é a implementação da Mesa Nacional de Negociação Permanente no Serviço Público Federal, um espaço inovador de diálogo e de mediação dos conflitos entre o governo e as entidades representativas dos servidores públicos transformando-se em instrumento estratégico de gestão de pessoas e de organização da força de trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34480
Arquivos Descrição Formato
000782953.pdf (762.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.