Repositório Digital

A- A A+

Gestão por competências no setor público

.

Gestão por competências no setor público

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão por competências no setor público
Autor Aoki, José Roberto Yoshimassa
Orientador Baldi, Mariana
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão por competências
Negociação coletiva
Setor público
Resumo O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é o de analisar a gestão por competências na Administração Pública. O modelo de gestão por competências foi desenvolvido para os entes empresariais privados nos anos oitenta do século passado. O modelo foi transposto para os entes governamentais quase que simultaneamente. No entanto, ao se classificar os entes empresariais privados e os entes governamentais pelos critérios de “razão de ser” e as suas características, verificamos que não há coincidências. Na realidade, só existem diferenças. Analisando-se as experiências dos modelos de gestão de competências no setor público inglês e belga, constatam-se resultados inconclusivos após 20 anos de experiência para o primeiro e aplicação de conceitos de avaliação e bonificação distorcidos para o segundo. Aqui no Brasil, os técnicos da OCDE destacam que as práticas de gestão de recursos humanos no governo federal dão pouco espaço para a gestão estratégica baseada em competências e desempenho. Por isso, recomendam a introdução simultânea das gestões por competências e de desempenho. Por outro lado, os técnicos apontam como exemplos de sucesso as empresas estatais (Petrobrás e BNDES) que apresentam todas as características de missão, forma de contratação de funcionários, cultura organizacionais e ambientes operacionais de entes empresariais privados. O único exemplo de ente governamental (Ministério da Fazenda) apresenta resultados inconclusivos, apesar do processo ter sido iniciado em 2007. Por isso, acreditamos que seria mais adequada a elaboração de um novo modelo que levasse em conta a “razão de ser” e suas características dos entes governamentais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34481
Arquivos Descrição Formato
000782958.pdf (685.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.