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A negociação coletiva como instrumento de gestão de pessoas após a analise da realização profissional entre funcionários do hospital municipal de Campos Belos

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A negociação coletiva como instrumento de gestão de pessoas após a analise da realização profissional entre funcionários do hospital municipal de Campos Belos

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Título A negociação coletiva como instrumento de gestão de pessoas após a analise da realização profissional entre funcionários do hospital municipal de Campos Belos
Autor Barbosa, Cristian Santos
Orientador Lopes, Fernando Dias
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão de pessoas
Negociação coletiva
Resumo O objetivo central do presente estudo é analisar o clima organizacional e verificar o grau motivacional dos gestores e colaboradores, ou seja, dos fatores que contribuem para a satisfação ou insatisfação no trabalho dos mesmos, para com isso apresentar proposições apontando a inserção das técnicas de negociação e da Negociação Coletiva como instrumento de gestão de pessoas. A partir dessa necessidade foi elaborado um questionário, o qual foi aplicado aos colaboradores e gestores para análise de percepção dos colaboradores quanto aos fatores liderança, comunicação e motivação, visando sugerir ações que venham contribuir para uma melhor condução dos processos de mudanças que venham ocorrer no órgão e identificar os tipos de conflitos presentes nas relações de trabalho. A partir de LUZ( 1995) e de outros autores, obteve-se a base teórica sobre a qual se constituiu o estudo, onde conclui-se que para identificar o clima organizacional de um órgão público, deve-se analisar várias dimensões, que podem ser divididas em fatores. Os dados obtidos através da pesquisa evidenciaram os fatores que geram tanto a satisfação dos colaboradores e gestores quanto aos que geram insatisfação, mostrando que a prática de gestão de pessoas ainda é incipiente, que há dificuldades de comunicação entre os níveis hierárquicos do hospital, impactando o exercício de liderança, que o nível motivacional dos respondentes está aquém de suas expectativas, uma vez que esses se sentem sub-valorizados e que as políticas e práticas de RH não conseguem, por si só, garantir um clima organizacional que atenda as expectativas dos funcionários. Desta forma, o estudo poderá contribuir com a direção do hospital para a implantação de programas específicos de motivação ou mudanças a serem implementadas e implantação da negociação coletiva como forma de sustentação para o dialogo para achar a solução mútua de um problema de importância para ambos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34491
Arquivos Descrição Formato
000782825.pdf (201.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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