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Competências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em processo negocial em universidades federais brasileiras : o caso da Universidade Federal do ABC-UFABC

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Competências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em processo negocial em universidades federais brasileiras : o caso da Universidade Federal do ABC-UFABC

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Título Competências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em processo negocial em universidades federais brasileiras : o caso da Universidade Federal do ABC-UFABC
Autor Bedin, Erika Pena
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Desenvolvimento de competências
Gestor público
Negociação coletiva
[en] Brazilian Federal University
[en] Competency
[en] Development
[en] Trading
Resumo O presente trabalho refere-se ao estudo de competências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em processo negocial nas universidades públicas federais brasileiras. Aborda-se no referencial teórico as competências no processo negocial na administração pública, ramificando-se em: negociação na administração pública, competência como ferramenta de gestão e competências no processo negocial. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso, realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC), uma Universidade nova, com possibilidades de construir um modelo novo de ensino superior, totalmente interdisciplinar. Teve como objetivo geral identificar as competências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em negociação tendo em vista a estrutura da Universidade ser nova e diferenciada. Foram utilizadas como técnicas de coleta: entrevistas semi-estruturadas baseadas em questionário, análise de materiais institucionais coletados e observação da pesquisadora através de vivência na organização. Os participantes da pesquisa foram dois gestores que participam com frequência de processo negocial. O principal aspecto favorável ao desenvolvimento de competências identificado pelos entrevistados foi a coerência. Além disso, foram identificadas algumas competências existentes bem como lacunas a serem desenvolvidas como a liderança, a empatia e o discernimento.
Abstract This paper refers to the study skills needed for developing managers involved in the negotiation process in the Brazilian federal public universities. This study focuses on the theoretical skills in the negotiation process in public administration in branching out: negotiating in public administration, competency as a tool of management and skills in the negotiation process. This was a qualitative study, a case study, conducted at the Federal University of ABC (UFABC), a new University, with opportunities to build a new model of higher education, fully interdisciplinary. It aimed to identify the skills needed for developing managers involved in negotiations with a view to the University structure is new and different. Were used as data collection techniques: semi-structured interviews based on questionnaires, review of institutional materials collected by the researcher's observation and experience of the organization. Survey participants were two managers who participate frequently in the negotiating process. The main aspect in favor of the development of skills identified by respondents was consistent. Furthermore, we identified some existing skills and gaps to be developed as leadership, empathy and understanding.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34496
Arquivos Descrição Formato
000782933.pdf (244.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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