Repositório Digital

A- A A+

A redução do quadro de professores substitutos como pauta de negociação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

.

A redução do quadro de professores substitutos como pauta de negociação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A redução do quadro de professores substitutos como pauta de negociação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor Zorzo, Eliane de Souza
Orientador Lopes, Fernando Dias
Co-orientador Silva, Fabiane da Costa e
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão de pessoas
Negociação coletiva
Professor universitário
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso das negociações internas entre a Administração Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, que é a instância responsável pela coordenação do conjunto de atividades desenvolvidas em nível de graduação, e seus departamentos de ensino de graduação, para se adequarem às novas políticas do Governo Federal para educação de nível superior do Brasil, em especial a de contratação de docentes. Mais especificamente objetiva discutir a necessidade de redução do quadro de professores substitutos frente às exigências do Governo neste sentido, e por outro lado a necessidade dos departamentos em mantê-los, suas justificativas e alegações. Para tanto, será delineado um histórico das contratações temporárias e a verdadeira importância desta mão de obra no decorrer do crescimento da Universidade e os conflitos que se evidenciam entre as partes, frente a esta nova política, entre os Departamentos, e a Administração Central (PROGRAD e PROGESP – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), para que se façam cumprir às exigências do Governo Federal.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34500
Arquivos Descrição Formato
000782828.pdf (430.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.