Repositório Digital

A- A A+

A negociação coletiva, no serviço público federal, no âmbito do Ministério da Saúde

.

A negociação coletiva, no serviço público federal, no âmbito do Ministério da Saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A negociação coletiva, no serviço público federal, no âmbito do Ministério da Saúde
Autor Silva, Antonio Gilvan da
Orientador Baldi, Mariana
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Negociação coletiva
Plano de carreira
Serviço público federal
Resumo O presente artigo pretende a recuperação das tratativas pertinentes à Negociação Coletiva da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (PST), de 2003 ao presente, o que se justifica pela relevância do plano de carreira nas relações de trabalho e do instrumento da negociação coletiva, como recurso para seu aprimoramento. Destaque-se que essa área das políticas públicas possui um número muito grande de servidores, que buscam o respeito pelo seu trabalho e pelos seus direitos, atualmente, tão diferentes daqueles de outros servidores federais. O objetivo geral é efetuar o levantamento do processo de Negociação Coletiva pertinente à carreira Previdência, Saúde e Trabalho. Como objetivos específicos, tem-se a) sistematizar informações documentais quanto aos processos de negociação coletiva; b) evidenciar a necessidade da participação dos servidores nos sindicatos da categoria e destes na negociação do plano de carreira; e c) apreender as expectativas dos servidores em relação à carreira, em termos de negociação coletiva e de melhorias para a categoria. Para a efetivação do artigo, realizou-se levantamento bibliográfico e documental, bem como se buscou, através da aplicação de questionário, sinalizar as posições de servidores e gestores do setor de recursos humanos do Ministério da Saúde em Goiás, além de lideranças sindicais, envolvidos no processo de negociação coletiva do plano de carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (PST). A intenção é de que, sendo a carreira nacional, a escuta de atores locais indique o entendimento da categoria, em sentido amplo. Os resultados obtidos na pesquisa sinalizam que, embora haja diferenças na forma como a negociação coletiva é vista pelos pesquisados, é consenso entre eles que a mesma se apresenta como relevante recurso para o aperfeiçoamento da carreira em discussão. Espera-se que o artigo contribua com o debate em torno da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho – PST, afirmando a importância do plano de carreira e da negociação coletiva, enquanto mecanismo de aproximação entre os diferentes atores do processo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34505
Arquivos Descrição Formato
000782780.pdf (987.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.