Repositório Digital

A- A A+

O papel do mediador nas negociações coletivas no âmbito da Superintendência do Trabalho e do Emprego na Bahia

.

O papel do mediador nas negociações coletivas no âmbito da Superintendência do Trabalho e do Emprego na Bahia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do mediador nas negociações coletivas no âmbito da Superintendência do Trabalho e do Emprego na Bahia
Autor Santos, Emanuele Freitas dos
Orientador Bucco, Larissa Brandelli
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Negociação coletiva
Resumo Tendo em vista a importância da negociação coletiva no cenário das relações de trabalho no Brasil, este estudo buscou identificar as competências necessárias aos mediadores que atuam na Superintendência do Trabalho e Emprego na Bahia, já que estes profissionais vivenciam e conduzem as negociações entre categorias profissionais e patronais do setor privado. Considerando a complexidade do trabalho em mediações, a análise desta atividade foi realizada sob a ótica da gestão por competências que se mostra mais adequada por não se restringir apenas à questão da qualificação através de treinamentos e cursos. Por este motivo foi realizada uma revisão bibliográfica para explicar o conceito de competências dentro do contexto de modernização da administração pública. A análise da literatura buscou também tratar da temática da negociação coletiva no Brasil, da questão do conflito, do papel do mediador e requisitos para a atuação deste profissional. O método escolhido para a pesquisa de campo foi o estudo de caso que teve como etapa inicial a análise dos dados estatísticos sobre mediações realizadas em todo o país e especificamente na SRTE-BA. Os dados revelam que as competências organizacionais, que se relacionam com os objetivos estratégicos da organização, estão sendo desenvolvidas adequadamente no âmbito da SRTE-BA. Nas entrevistas junto as mediadores da Superintendência do Trabalho e Emprego na Bahia buscou-se identificar a percepção dos mediadores a respeito do conceito de negociação coletiva, da importância do mediador numa negociação e sobre as competências que o profissional deve possuir. Os entrevistados foram questionados também sobre a participação em cursos e treinamentos para a mediação, sobre os conhecimentos técnicos e experiências que mais contribuem para o desenvolvimento desta atividade, além de citarem as principais dificuldades que sentem durante as mediações e opinarem sobre a importância do mediador para a sociedade. Nos resultados pode-se visualizar que as competências descritas são compatíveis com aquelas identificadas na literatura e comprovar a importância do trabalho do mediador para a sociedade. Esta pesquisa pode contribuir com a divulgação da mediação como alternativa na solução de conflitos e colaborar com a formação de mediadores não apenas no Ministério do Trabalho e Emprego, mas na esfera judicial e nas comunidades.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34510
Arquivos Descrição Formato
000783759.pdf (291.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.