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A importância da atividade de negociação na reestruturação administrativa da Coordenadoria de Administração e Patrimônio da Universidade Federal Fluminense – UFF

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A importância da atividade de negociação na reestruturação administrativa da Coordenadoria de Administração e Patrimônio da Universidade Federal Fluminense – UFF

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Título A importância da atividade de negociação na reestruturação administrativa da Coordenadoria de Administração e Patrimônio da Universidade Federal Fluminense – UFF
Autor Brasil, Fátima Sülzer
Orientador Lopes, Fernando Dias
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Negociação coletiva
Resumo Este estudo se propõe a investigar a viabilidade da reestruturação administrativa da CAP - Coordenadoria de Administração e Patrimônio -, da Universidade Federal Fluminense, por meio de práticas de negociação entre a chefia e os colaboradores internos, e entre a coordenadoria e os setores que se relacionam, direta ou indiretamente, com os processos de gestão e controle patrimonial na universidade, de forma a contribuir com o aumento da eficácia e o alcance de melhores resultados operacionais para o setor. Para isso procurou-se identificar quais as ações e propostas que negociadas conferirão maior consenso e cooperação entre os atores envolvidos nas atividades e processos, num momento em que o setor assume uma posição estratégica para a organização em decorrência da implantação das ações de expansão das atividades acadêmicas na instituição, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. A elaboração deste trabalho baseou-se na realização de um Estudo de Caso, com a coleta de dados primários e secundários, observação direta do ambiente organizacional e a aplicação de questionários com funcionários e entrevistas semi-estruturadas com os gestores do setor. Assim, foram analisados as possibilidades da negociação na administração pública e o papel da liderança como agente das mudanças administrativas. Os resultados demonstraram que há a necessidade de se reestruturar a administração e promover a remodelagem dos processos do setor, por meio de negociações administrativas e políticas, tendo em vista a alocação de recursos em infra-estrutura e ações coordenadas entre setores de interesse. Além de se trabalhar para a melhoria dos processos e dos canais de comunicação do setor, por meio da utilização dos recursos de TI.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34511
Arquivos Descrição Formato
000783762.pdf (342.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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