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dc.contributor.advisorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorDaltoé, Milena Mayorapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-18T01:19:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34584pt_BR
dc.description.abstractA administração pública brasileira passou por intensas transformações nos últimos anos e a eficiência e eficácia das instituições vem sendo freqüentemente questionada. A Reforma Administrativa proposta em 1995, pelo então Ministro Bresser-Pereira, buscou implantar uma administração pública voltada para resultados. Diante disto, um Novo Modelo de Gestão tem sido arquitetado para o INSS, tendo como parâmetro para a gestão de pessoas a Avaliação de Desempenho, que serve como base para a gratificação de desempenho bem como para a progressão e promoção funcional. Mas surgem dúvidas quanto à efetividade dos critérios de avaliação utilizados, criticados por serem subjetivos e inflexíveis. Por meio de um estudo de caso exploratório, com uma metodologia qualitativa, baseada em pesquisa documental e aplicação de questionários, procurou-se investigar a aceitação dos critérios utilizados pelo INSS, bem como a busca por novos critérios que poderiam ser considerados mais adequados para a avaliação dos servidores, assim como a possibilidade de sua alteração através de processos de Negociação Coletiva. Diálogo, capacitação e flexibilidade são as principais proposições sugeridas.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian public administration has gone through intense changes during the last years, and the effectiveness and efficacy of the institutions have been frequently questioned. The administrative reform proposed in 1995 by the then minister Bresser-Pereira seeked to introduce a result-guided public administration. Saying that, a new management model is being conceived to the INSS, having as parameter to the management of people the performance evaluation, which works as a base for a performance reward, as well as for functional progression and promotion. But doubts arise concerning the effectiveness of the evaluation criteria, criticized for being subjective and inflexible. By means of an exploratory case study, using a qualitative methodology, based on documental research, participating observation and using of questionnaires, the acceptance of the criteria used by INSS was investigated, as well as the search for new criteria that could be considered more suitable to the evaluation of the civil servants, and the possibility of changes through collective negotiation. Dialogue, capacitation and flexibility are the main propositions suggested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectCollective negotiationen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectPublic adminsitrationen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectPerformance evaluationen
dc.subjectPerformance rewarden
dc.subjectINSSen
dc.titleA negociação coletiva como ferramenta para validar o processo de avaliação de desempenho do INSS : um estudo de caso na gerência executiva de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783201pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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