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Desenvolvimento de competencias para negociações coletivas : um estudo de caso na Receita Federal de Macapá

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Desenvolvimento de competencias para negociações coletivas : um estudo de caso na Receita Federal de Macapá

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Título Desenvolvimento de competencias para negociações coletivas : um estudo de caso na Receita Federal de Macapá
Autor Corrêa, Maria Creuza da Conceição
Orientador Sawitzki, Roberta Cristina
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão de competências
Negociação coletiva
Servidor público
Resumo Este trabalho tem como finalidade verificar se os cursos de capacitação oferecidos pela Receita Federal de Macapá estão viabilizando o desenvolvimento de competências importantes para a prática da negociação coletiva. Para tanto, buscou-se como objetivo geral, investigar de que forma o desenvolvimento de recursos de competências pode capacitar os funcionários da Receita Federal de Macapá a atuarem em negociações coletivas. Assim, nos objetivos específicos buscou-se, primeiramente: 1) investigar que recursos possibilitam o desenvolvimento de competências necessárias à expertise Negociação Coletiva; 2) identificar quais desses recursos estão presentes nos servidores da Receita Federal do Macapá; 3) investigar como os servidores colocam em pratica essa competência e de que maneira contribui para o desenvolvimento da organização para a prática de Negociação Coletiva. 4) identificar a compreensão que os servidores tem sobre competências, gestão por competências e negociação coletiva; 5) Investigar a participação dos servidores em cursos de capacitação e formação continuada e, por fim, 6) descrever a participação dos servidores em negociações coletivas de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo de caso exploratório-descritivo, de natureza quantitativa, através da aplicação de questionários mistos, em que se utilizou a estatística descritiva para apresentar e analisar os dados. Os principais resultados apontam para uma realidade organizacional, no qual o entendimento de aspectos e características administrativas que se fazem presentes no serviço público influencia no desenvolvimento de competências negociais, influenciando, conseqüentemente, na atuação do servidor. Trazendo uma visão esclarecedora da relação da prática profissional com o aprendizado, traz a tona características observadas a partir da opinião dos indivíduos participantes da pesquisa no que tange a esfera do aprendizado organizacional. Deste modo, explicita as nuances da promoção do desenvolvimento organizacional com base nas competências, esta por sua vez inserida em uma conjuntura que abrange o modelo de gestão, a negociação coletiva e suas relações com o desenvolvimento de competências voltadas para as práticas negociais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34587
Arquivos Descrição Formato
000782987.pdf (302.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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