Repositório Digital

A- A A+

O desenvolvimento de negociadores fazendários do Amapá por meio das práticas da gestão por competências

.

O desenvolvimento de negociadores fazendários do Amapá por meio das práticas da gestão por competências

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desenvolvimento de negociadores fazendários do Amapá por meio das práticas da gestão por competências
Autor Santos, Maria José Ferreira dos
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Desenvolvimento de competências
Gestão por competências
Negociação coletiva
Resumo O presente trabalho buscou analisar quais práticas de Treinamento e Desenvolvimento no modelo de gestão por competência podem contribuir (ou estão contribuindo) no desenvolvimento de negociadores no serviço público federal, especialmente na Gerencia Regional do Ministério da Fazenda no Amapá. Esta pesquisa aborda ainda a necessidade de se preparar negociadores, estimulando suas habilidades e atitudes, além do desenvolvimento do conhecimento técnico, que são elementos necessários no processo de negociação eficaz, pois a negociação coletiva, no âmbito do serviço público, possui muitas especificidades e requer um grupo de servidores preparados para atuar de forma eficiente e eficaz numa rodada de negociação, considerando os interesses da coletividade e do bem comum. O modelo de gestão é usualmente utilizado em empresas privadas e já vem sendo adotado na esfera pública. O cenário atual mostra uma evolução contínua da negociação coletiva no serviço público, exigindo servidores mais preparados e o modelo de gestão por competência surge como alternativa de desenvolvimento desses servidores. Este trabalho propõe demonstrar a aplicabilidade das práticas da gestão por competências no processo de negociação coletiva. Analisaram-se nesta pesquisa as práticas da gestão por competências utilizadas e não utilizadas na Gerencia Regional de Administração do Ministério da Fazenda no Amapá, através das informações colhidas, cuja metodologia utilizada foi o estudo de caso exploratório-descritivo, utilizando como instrumento de coleta de informações o roteiro de entrevista não-estruturada. Os resultados mostraram que a Gestão por Competências e a Negociação Coletiva estão sendo praticadas na GRA-AP, mesmo que esses processos ainda se mostrem incipientes. O estudo mostrou que há é preciso uma maior capacitação dos servidores para a implementação efetiva dos processos negociais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/34588
Arquivos Descrição Formato
000783122.pdf (218.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.