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Avaliação de desempenho no SEBRAE-RS : um comparativo entre o modelo 180º versus avaliação por competências

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Avaliação de desempenho no SEBRAE-RS : um comparativo entre o modelo 180º versus avaliação por competências

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Título Avaliação de desempenho no SEBRAE-RS : um comparativo entre o modelo 180º versus avaliação por competências
Autor Gandon, Fernanda de Souza
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Data 2005
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Avaliação de desempenho
Estudo de caso
Gestão por competências
Resumo O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o antigo e o novo Programa de Avaliação de Desempenho (em processo de implantação), identificando, na opinião dos Gestores e de funcionários da Instituição, quais os aspectos mais relevantes destes modelos. A fundamentação teórica estruturou-se nos seguintes tópicos: avaliação de desempenho - contexto em que assumiu maior relevância nas organizações, objetivos da avaliação de desempenho, métodos de avaliação de desempenho, vulnerabilidades da avaliação de desempenho, avaliação 360o, gestão por competências, avaliação por competências. O estudo de caso, de caráter exploratório, utilizou-se de entrevistas em profundidade para coleta de dados qualitativos. Realizou-se nove entrevistas na organização, sendo quatro com gestores e cinco com técnicos e assistentes, localizados na Sede do SEBRAE-RS, Universidade Sebrae de Negócios e na Regional São Leopoldo. Fez-se análise de conteúdo dos dados qualitativos, sendo possível constatar que os entrevistados possuem uma percepção positiva a respeito do processo de avaliação de desempenho no modelo 180o, mas que o mesmo não atende mais as necessidades da organização sendo levantados alguns pontos negativos. Em relação ao modelo de avaliação de desempenho com foco nas competências foi verificado que os entrevistados consideram este modelo mais justo e democrático, fornecendo dados mais consistentes para a tomada de decisão em outros subsistemas de recursos humanos, bem como valorizando as competências de cada colaborador. Por último, são apresentadas recomendações para que a execução da avaliação de desempenho seja realizada de forma mais eficaz para a organização e as limitações do estudo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/34653
Arquivos Descrição Formato
000507400.pdf (857.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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