Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAmbros, Andréa Fontenellept_BR
dc.date.accessioned2011-11-25T01:19:05Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34834pt_BR
dc.description.abstractSchultz, Mincer e Becker desenvolveram uma teoria que explica o crescimento econômico como resultado de investimento em Capital Humano. No entanto, as últimas pesquisas realizadas afirmam que é a qualidade, e não a quantidade, de educação que importa para o crescimento econômico. Por isso, deve-se prestar uma atenção especial aos professores, que freqüentemente são apontados como peça-chave para garantir uma educação de qualidade. Em testes internacionais que medem o desempenho escolar, o Brasil sempre fica entre os piores países. Além disso, pesquisas apontam que os nossos professores são mal remunerados, muitos inclusive recebem salários abaixo da média do mercado. Este trabalho, portanto, tem como objetivo investigar a relação existente entre o desempenho escolar dos alunos e os salários recebidos por seus professores no ensino médio brasileiro. Os resultados encontrados confirmam o esperado – os alunos ensinados pelos professores com maiores salários são os que apresentam as melhores notas em testes que medem o desempenho escolar dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractSchultz, Mincer e Becker created a theory to explain economic growth as a result of Investment in Human Capital. However, the last researches affirm that is quality, and not quantity, of education that matter for economic growth. That’s why special attention must be paid to the teachers, frequently described as crucial to guarantee a high quality education. Brazilian students always take the last positions in international educational exams. Moreover, our teachers’ wages are lower than the average marketing salaries. This work’s intend therefore is to investigate the relation that may exist between student performance and teacher’s wages in Brazilian high school. The results found are those already expected – students taught by teachers with higher salaries get better grades in test that measure student’s performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHuman capitalen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeacher’s wagesen
dc.subjectRemuneraçãopt_BR
dc.subjectEducation qualityen
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectTeoria econômicapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO ensino médio brasileiro : uma análise empírica sobre a remuneração dos professores e o desempenho dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784310pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples