Repositório Digital

A- A A+

Análise de desempenho de fundos de investimento em ações no período de 2007-2010

.

Análise de desempenho de fundos de investimento em ações no período de 2007-2010

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de desempenho de fundos de investimento em ações no período de 2007-2010
Autor Ávila, Gustavo
Orientador Tourrucoo, Fabricio
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Brasil
Investimento
Mercado de ações
Mercado financeiro
Risco financeiro
[en] Active management
[en] Market timing
[en] Selectivity
[en] Stock funds
Resumo O objetivo do trabalho foi analisar a superioridade dos fundos de investimento com gestão ativa em relação ao seu benchmark. Para tanto, foram analisados os desempenhos históricos em termos de risco e retorno, bem como as habilidades de seletividade e market timing dos gestores. Foram avaliados no total vinte e cinco Fundos de investimento com gestão ativa, classificados como fundos de ações, e um fundo de gestão passiva, classificado como fundo de índice de mercado. Dentre os fundos de gestão ativa, quatorze tinham como indicador de referência o IBrX-50, enquanto os onze demais tinham como referência o Ibovespa. O ativo livre de risco utilizado foi o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) Na análise se utilizou os índices de Sharpe, Treynor, Jensen e Modigliani, e o modelo de Treynor-Mazuy. Os índices de Sharpe, Treynor e Modigliani demonstraram superioridade de apenas uma pequena parcela dos fundos analisados. O Índice de Jensen e o modelo de Treynor-Mazuy não demonstraram resultados significativos que pudessem evidenciar as habilidades de seletividade e market timing dos gestores.
Abstract The objective of this study was to analyze the superiority of investment funds with active management in relation to its benchmark. To this end, we analyzed the historical performance in terms of risk and return, as well as skills of selectivity and market timing of fund managers. Were evaluated twenty-five active funds, classified as stock funds, and one passive management fund, classified as a stock market index fund. Among actively managed funds, fourteen had as a benchmark IBrX-50, while eleven others had reference to the Ibovespa. The risk-free asset used was the Interbank Deposit Certificate (CDI). The analysis used were Sharpe, Treynor and Modigliani ratios, Jensen’s alpha and the Treynor-Mazuy’s model. The Sharpe, Treynor and Modigliani indexes have shown superiority only in a small portion of the analyzed funds. The Jensen’s index and the Treynor-Mazuy’s model showed no significant results that could demonstrate the skills of selectivity and market timing of fund managers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/34851
Arquivos Descrição Formato
000782935.pdf (463.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.