Repositório Digital

A- A A+

A discussão sobre a inclusão da disciplina de contabilidade ambiental no currículo dos cursos de ciências contábeis

.

A discussão sobre a inclusão da disciplina de contabilidade ambiental no currículo dos cursos de ciências contábeis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A discussão sobre a inclusão da disciplina de contabilidade ambiental no currículo dos cursos de ciências contábeis
Autor Weizenmann, Chírlei Aline
Orientador Rebollo, Mario Guilherme
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Contabilidade : Ensino
Contabilidade ambiental
Currículo
Ensino superior
Resumo O presente artigo objetiva descrever a relevância da inclusão da disciplina de Contabilidade Ambiental nos cursos de ensino superior de Ciências Contábeis. Entre outros aspectos a Constituição Federal Brasileira de 1988 e outros textos legais brasileiros tratam que educação ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino. Também, desenvolvimento sustentável e questões ambientais atualmente estão inseridos nas estratégias e gestão das organizações. Desenvolvimento sustentável passou a ser campo de atuação das mais diversas atividades profissionais. No desenvolvimento do trabalho, os procedimentos metodológicos consistiram de pesquisa bibliográfica de materiais de apoio, artigos publicados em periódicos destinados à área contábil e literaturas que abordam o tema meio ambiente, educação ambiental, legislação ambiental e o ensino da contabilidade ambiental. Ainda, através do acesso aos sites das instituições gaúchas classificadas como universidades pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), procedeu-se a análise da estrutura curricular destas, a fim de verificar quantas oferecem a disciplina de Contabilidade Ambiental para os graduandos em Ciências Contábeis. Constatou-se que no Rio Grande do Sul poucos cursos superiores de contabilidade possuem a disciplina de Contabilidade Ambiental como disciplina obrigatória na grade curricular. Este dado pode ser analisado como baixo considerando que os graduandos e coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis inferem que a disciplina e a temática ambiental são de suma importância para a formação dos novos profissionais, assim sendo imprescindível a inserção da disciplina de Contabilidade Ambiental no currículo dos cursos de graduação de Ciências Contábeis, sendo também essencial para as empresas no que tange a uniformização e padronização de seus relatórios e demonstrativos contábeis sobre suas relações com o meio ambiente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/34899
Arquivos Descrição Formato
000784498.pdf (355.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.