Repositório Digital

A- A A+

Do claustro à universidade : as estratégias editoriais da editora Vozes na gestão de Frei Ludovico Gomes de Castro (1964-1986)

.

Do claustro à universidade : as estratégias editoriais da editora Vozes na gestão de Frei Ludovico Gomes de Castro (1964-1986)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do claustro à universidade : as estratégias editoriais da editora Vozes na gestão de Frei Ludovico Gomes de Castro (1964-1986)
Autor Andrades, Marcelo Ferreira de
Orientador Capparelli, Sergio
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Comunicação
Editora Vozes. História
Política editorial
Resumo Este trabalho investiga as mudanças de rumo na política editorial da Editora Vozes durante a gestão de Frei Ludovico Gomes de Castro como Diretor-Geral, no período compreendido entre os anos de 1964 e 1986. Mostra a ruptura que há com a orientação editorial das gestões anteriores, que publicavam obras predominantemente católicas. Sob a gestão de Frei Ludovico, a Vozes passou a investir em obras destinadas ao público universitário – traduzindo autores consagrados no meio acadêmico e editando trabalhos monográficos, dissertações e teses de professores e pesquisadores nacionais – e em um catálogo religioso caracterizado pela ousadia e a pluralidade. Através de um estudo de caso da gestão Ludovico são identificadas as orientações e as opções editoriais do período, de modo a determinar as estratégias que os editores utilizaram para garantir o cumprimento das opções assumidas e as condições históricas em que se deram. O trabalho esboça ainda um mapa das redes de relações tecidas entre os autores, os editores e os outros participantes do processo político-editorial buscando situá-las no interior do campo cultural e mostrar como se deram, no período, os cruzamentos entre esse campo e os campos político e religioso.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3502
Arquivos Descrição Formato
000339311.pdf (2.475Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.