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Sentidos da educação profissional técnica de nível médio em música : um estudo de caso com alunos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, Macapá/AP

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Sentidos da educação profissional técnica de nível médio em música : um estudo de caso com alunos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, Macapá/AP

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Título Sentidos da educação profissional técnica de nível médio em música : um estudo de caso com alunos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, Macapá/AP
Autor Correia, Sílvia Gomes
Orientador Del Ben, Luciana Marta
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Educação musical
Educação profissional
Ensino técnico
Escolas de musica : Brasil
Música : Ensino médio
[en] Music schools
[en] Professional education in music
[en] Technical teaching of music
Resumo Este trabalho teve como objetivo geral investigar os sentidos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) para os alunos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima (CEPMWL), instituição pertencente à Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá. Os objetivos específicos buscaram compreender os motivos que levam os alunos a buscar um curso técnico em música, analisar as expectativas dos alunos acerca da EPTNM em música e conhecer as contribuições do curso para seu alunado. O referencial que conduziu esta pesquisa inclui as bases legais da EPT e conceitos de profissionalização nelas expressos, as discussões em torno da formação profissional em música no contexto das instituições específicas de música e a definição de sentido segundo a perspectiva teórica de Bernard Charlot. O método utilizado foi o estudo de caso qualitativo, tendo os alunos do CEPMWL como unidade de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 alunos matriculados em diferentes etapas do curso. Os dados coletados foram analisados e organizados em três grandes categorias, que se constituem como instâncias de sentidos da EPTNM em música para os entrevistados: o sentido institucional, o sentido da formação e o sentido da inserção e atuação profissional. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para discussões acerca das políticas públicas voltadas à inserção e atuação profissional em música e para que a área de educação musical possa refletir sobre o ensino de música no nível profissional, ressignificando percursos e práticas formativas e buscando ampliar a articulação entre o disposto na legislação e as perspectivas dos estudantes, a quem se destinam os cursos de formação profissional.
Abstract This work aimed at investigating the meanings of the Professional Technical Education (EPTNM) for the students of the Center of Professional Music Education Walkíria Lima (CEPMWL), a music school belonging to the Public School System of the State of Amapá, northern Brazil. More specifically, it aimed to understand the reasons that lead students to look for the technical course in music, to analyze the students‟ expectations about the EPTNM in music, and to identify how the course contributes to the student‟s professional education in music. The theoretical framework is constituted by the legal basis that regulates professional technological education in Brazil and its concepts of professionalization, ideas about professional education in music in the Brazilian institutions, as well as the definition of meaning according to the theoretical perspective of Bernard Charlot. A qualitative case study with thirteen enrolled students in the EPTNM music courses of CEPMWL was carried out. Data were collected through semi-structured interviews. The collected data were organized and analyzed in three broad categories, that stand as instances of meanings of the EPTNM in music for the students: the meaning of the institution, the meaning of education as a process of lifelong learning, and the meaning of the insertion and activity in the professional market. The results of this study can contribute to broaden the discussions about public policies of professionalization in music. They can also encourage the area of music education to reflect on the curricula and practices of music teaching at a professional level, searching for broadening the relationship between the EPTNM legislation in music and the students‟ perspectives, for whom the professional courses are intended.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/35079
Arquivos Descrição Formato
000794275.pdf (1.177Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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