Repositório Digital

A- A A+

Presentificação espetacular : percursos para uma pedagogia do olhar

.

Presentificação espetacular : percursos para uma pedagogia do olhar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Presentificação espetacular : percursos para uma pedagogia do olhar
Autor Schaefer, Edith Janete
Orientador Icle, Gilberto
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Psicanálise
[en] Education
[en] Gaze
[en] Presentification
[en] Psychoanalysis
[en] Spectacle
Resumo Este trabalho procura evidenciar a presentificação espetacular como modo de ser da atualidade. Discute-se esse conceito como forma por intermédio da qual nossa sociedade intensifica o olhar como um sintoma social. As noções de pedagogia do olhar e de sociedade do espetáculo são apresentadas na perspectiva da Psicanálise. O trabalho se sustenta na tentativa de circunscrever aquilo que vemos como uma espécie de espetacularidade na qual a presentificação – conceito tomado de Erving Goffman – é analisada no contexto de uma sociedade do espetáculo. Da mesma forma, circunscreve-se aquilo que nos olha como sendo a busca do olhar e da presentificação espetacular com um vínculo com o social. O trabalho de pesquisa toma a atenção flutuante como inspiração para uma perspectiva metodológica, ancorando-se em aportes teóricos diversos como os de Richard Schechner, de Sigmund Freud e de Jacques Lacan.
Abstract This paper emphasizes the spectacular presentification as a current way of being. We discuss this concept as a means through which our society intensifies the gaze as a social symptom. The notions of pedagogy of the gaze and the spectacle society are presented from a psychoanalytic perspective. The work is supported by the attempt to circumscribe what we see as a kind of spectacle in which presentification – a concept taken from Erving Goffman – is analysed in the context of the society of the spectacle. Likewise, that which gazes at us is defined as a search for the gaze and for the spectacular presentification with a link to the social. The research takes the free-floating attention as an inspiration for a methodological perspective, based on many theoretical contributions that include the work of Richard Schechner, Sigmund Freud, and Jacques Lacan.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/35088
Arquivos Descrição Formato
000793564.pdf (1.986Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.