![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/35150
Título | O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas |
Autor |
Szelest, Tatiani Roland
|
Orientador |
Magdalena, Beatriz Corso
|
Co-orientador |
Ramminger, Simone
|
Data | 2010 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura. |
Assunto |
Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
Resumo | Esta pesquisa aborda uma experiência pedagógica apoiada em Projetos de Aprendizagens (PA) e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como práticas que qualificam a alfabetização de crianças e o desenvolvimento investigativo em uma turma de 1º ano escolar de uma escola da rede estadual no município de Alvorada, RS. O período da experiência foi de nove semanas, realizado entre os meses de abril a junho de 2010, compreendido durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Esta experiência aborda o uso metodológico dos projetos de aprendizagens numa turma de crianças não alfabetizadas com o intuito de desenvolver um caráter crítico e investigativo às crianças tendo como ponto de partida suas curiosidades e anseios. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa onde a análise de dados coletados está expressada através de indicadores previamente escolhidos como marcadores da qualificação na construção alfabética das crianças e postura investigativa. A pesquisa resultou na confirmação de que os PA e o uso de TICs são significativos para os alunos e qualificam bem como agilizam o processo de alfabetização e letramento das crianças. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/35150 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000794333.pdf (357.9Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License