Repositório Digital

A- A A+

O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas

.

O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
Autor Szelest, Tatiani Roland
Orientador Magdalena, Beatriz Corso
Co-orientador Ramminger, Simone
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Esta pesquisa aborda uma experiência pedagógica apoiada em Projetos de Aprendizagens (PA) e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como práticas que qualificam a alfabetização de crianças e o desenvolvimento investigativo em uma turma de 1º ano escolar de uma escola da rede estadual no município de Alvorada, RS. O período da experiência foi de nove semanas, realizado entre os meses de abril a junho de 2010, compreendido durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Esta experiência aborda o uso metodológico dos projetos de aprendizagens numa turma de crianças não alfabetizadas com o intuito de desenvolver um caráter crítico e investigativo às crianças tendo como ponto de partida suas curiosidades e anseios. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa onde a análise de dados coletados está expressada através de indicadores previamente escolhidos como marcadores da qualificação na construção alfabética das crianças e postura investigativa. A pesquisa resultou na confirmação de que os PA e o uso de TICs são significativos para os alunos e qualificam bem como agilizam o processo de alfabetização e letramento das crianças.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35150
Arquivos Descrição Formato
000794333.pdf (357.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.