Repositório Digital

A- A A+

A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia

.

A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia
Autor Marasini, Alessandra Brochier
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino de biologia
Resumo Durante minhas experiências docentes, pude perceber que a pluralidade social, cultural e cognitiva dos alunos resulta em uma grande variedade de “formas de aprender” que não pode ser ignorada pelo professor. Baseada nisso, busquei incluir nas minhas aulas diferentes recursos didático-pedagógicos a fim de atingir de forma mais ampla os alunos, afastando-me da idéia que o livro-texto (livro-didático) pode atuar como recurso único. Diversos autores atentam para a importância e até mesmo necessidade de os professores incluírem diferentes recursos nos planejamentos de suas aulas, alegando que os mesmos contribuem consideravelmente no processo de ensino e aprendizagem. Temas relativos à área de conhecimento da Biologia vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação, jornais, revistas e pela rede mundial de computadores instando o professor a apresentar esses assuntos de maneira a possibilitar que o aluno associe a realidade do desenvolvimento científico atual com os conceitos básicos do pensamento biológico. Isso, naturalmente, sugere a utilização destes meios como recursos didático-pedagógicos para que os objetivos do ensino de Biologia se cumpram. Frente a dicotomia entre a importância da utilização de diferentes recursos didáticos no processo educativo e sua real utilização em sala de aula, realizei uma pesquisa de caráter qualitativo acerca deste tema. Para isso apliquei um questionário a quatro professores de três escolas de Porto Alegre com diferentes perfis. Com base nas respostas obtidas, busquei analisar o que os professores consideram como recursos didático-pedagógicos, a importância que os professores dão à utilização de tais recursos, a frequência com a qual os utilizam e as áreas da Biologia nas quais consideram mais importante a sua utilização e por quê. Todos os professores entrevistados consideraram os recursos importantes, no entanto, a maioria das respostas quanto a frequência de utilização demonstraram uma notável diferença entre teoria e prática.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35273
Arquivos Descrição Formato
000781693.pdf (437.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.