Repositório Digital

A- A A+

Propostas pedagógicas alternativas : resistência dos alunos

.

Propostas pedagógicas alternativas : resistência dos alunos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Propostas pedagógicas alternativas : resistência dos alunos
Autor Tramontini, Letícia
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino de biologia
Resumo Propostas lúdicas e atividades pedagógicas alternativas são consideradas como ferramentaschave a serem incluídas nas rotinas das salas de aula por professores que buscam melhorar a qualidade do ensino. Atividades como jogos, trabalho em equipe e aulas práticas, por valorizarem a autonomia dos estudantes, fazem dos mesmos os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, apesar das evidentes vantagens na inclusão dessas propostas pedagógicas no cotidiano das escolas, percebe-se a existência de certas atitudes resistentes dos alunos quando se deparam com as mesmas. Conversas altas, passeios pela sala de aula, demora para iniciar a tarefa ou mesmo a não realização dessa são algumas das formas de resistir à proposta do professor. O objetivo deste trabalho foi procurar as possíveis causas para as atitudes resistentes dos estudantes, através da análise de fragmentos selecionados de relatórios de Estágio de Docência de professores de Ciências e de Biologia. Para verificação das atitudes resistentes, bem como de sua recorrência, os fragmentos foram organizados em categorias de acordo com a resposta dos alunos às atividades. Através dessa categorização, concluiu-se que os alunos são mais resistentes quando precisam participar de atividades alternativas que não fazem parte do seu cotidiano. Resistência a trabalhos em pequenos grupos e a atividades em que os estudantes precisavam se expor também apresentaram alta recorrência. A baixa frequência das demais categorias – resistência em ter papel ativo e resistência ao longo da aula – pode estar relacionada a sua omissão nos relatórios analisados ou pela não percepção dessas formas de resistência por parte do professor ao longo das atividades.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35276
Arquivos Descrição Formato
000781984.pdf (133.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.